04/02/2019 as 13:51

ENTRETENIMENTO

Jogos de Tabuleiros modernos: nova modalidade de distração, associada à interação

Tudo começou em 2015, quando o precursor do movimento criou um grupo para reunir pessoas que já conheciam o hobby e também para agregar pessoas que não conhecia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Jogos de Tabuleiros modernos: nova modalidade de distração, associada à interaçãoFoto: Divulgação

Na era atual de videogames, celulares e internet, os jogos de tabuleiros modernos, os famosos ´Board Games´ estão em alta e ganhando cada vez mais adeptos. Prova disto foi a realização do Primeiro Encontro de Board Games de Aracaju, que aconteceu no último sábado, 2 de fevereiro, no Bairro Luzia, onde cerca de 30 pessoas compareceram.

Tudo começou em 2015, quando o precursor do movimento, Fábio Cardoso, criou um grupo de WhatsApp para reunir pessoas que já conheciam o hobby e também para agregar pessoas que não conhecia. Alguns destes, não se conheciam pessoalmente. “Hoje o grupo é formado por 75 pessoas. Muitos eu conheci agora no encontro. Nossa intenção é a interação, é estar ao lado das pessoas, já que vivemos numa era totalmente digital. Na verdade no momento do jogo, não estamos só jogando, estamos conversando, sorrindo, interagindo”, diz Fábio.

O casal Pedro Cipriano e Lívia Araújo conheceu a modalidade há um ano e meio, mais ou menos, através de um primo dela. “Nós somos de Fortaleza e viemos para Aracaju para estudarmos. Não tínhamos com quem jogar. Foi quando ficamos sabendo do grupo e hoje fazemos parte dele. Proprietário do jogo ‘Photosynthesis’, Pedro explica a dinâmica do jogo. “Temos que ter o controle do terreno, onde a moeda é luz. O objetivo é que as árvores recebam luz”, infoma.

‘Dead of Winter (A Noite Sem Fim)’, é o nome do jogo cooperativo (joga-se em equipe) que deixou outro grupo do evento bastante concentrado. Lucas Cambuí, que estava jogando Dead of Winter pela primeira vez, contou que o jogo é muito legal e que ele estava lá através de um amigo, que o possibilitou a conhecer todos os outros participantes.

José Augusto Andrade, dono do jogo, explica que os jogadores são uma colônia num mundo pós-apocalíptico no inverno, sendo que o objetivo geral é a sobrevivência. “Além disto, pode conter um traidor que queira destruir a colônia. Uma partida deste jogo pode durar cerca de 40 a 50 minutos ou de 3 a 4 horas, dependendo da missão escolhida”. Andrade ressalta que conheceu os jogos de tabuleiros através de um vídeo. “Como eu já era adepto de RPG e videogames, conhecer esse mundo diferente não foi tão difícil”.

“Existem opções para toda a família, para todos os gostos”, destaca Fábio Cardoso. Ele diz ainda que, quem tiver interesse em participar do grupo ou até mesmo conhecer o hobby, pode enviar e-mail para boardgamesaju@gmail.com

O próximo encontro já está marcado para o dia 24 de fevereiro de 2019, ás 15 horas, na Multiverso Games Café, localizada à Praça Florival Brito, 55 – Bairro: Farolâdia. Entrada: R$ 3,00.