05/09/2019 as 09:43

EM SANTA CATARINA

Dragão treina hoje e amanhã no centro de treinamento da Chape

Técnico Daniel Paulista só vai definir setor de meio-campo em Chapecó.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dragão treina hoje e amanhã no centro de treinamento da ChapeFoto: Josafá Neto

O Confiança chegou ontem à noite à cidade de Chapecó, em Santa Catarina. No interior catarinense, a equipe do bairro Industrial irá permanecer até a manhã de manhã, em preparativos para o segundo e decisivo jogo, pela segunda fase da Série C, do Brasileiro de Clubes, programado para as 17h do próximo sábado, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, contra o Ypiranga local.


A viagem para Erechim, onde o time joga por um empate para ascender à segunda divisão do futebol brasileiro, em 2020, e entrar na briga pelo título de campeão da Série C, deste ano, só vai acontecer, nesta sexta-feira, após o almoço. Tudo porque o técnico Daniel Paulista, embora com a formação delineada para o duelo com o Canarinho, ainda, vai trabalhar os jogadores em treinos com bola, hoje à tarde, e amanhã, às 9h, no campo do CT, da Chapecoense.


A delegação azulina embarcou para o seu mais importante desafio, na temporada, as 16h de ontem. Mas, antes disso, no primeiro expediente, o técnico Daniel Paulista não perdeu tempo e, durante cerca de noventa minutos, movimentou os craques proletários em um proveitoso treino tático, no gramado do Batistão. O ensaio foi aberto para a imprensa e torcedores. Só não foram permitidas entrevistas, no Aeroporto Internacional Santa Maria.


O time que vai a campo, sábado à tarde, como era previsto, terá uma formação diferente da do primeiro jogo, no Batistão, quando o Confiança venceu por 1 a 0. Mas o treinador azulino só vai na anuncia-la, oficialmente, no vestiário. De concreto o que existe é que Anderson, depois de cumprir suspensão automática, volta a compor o bloco defensivo, no lugar de Luan, e a manutenção da dupla de ataque, formada por Tito e Ari Moura.


A dúvida do comandante está setor de meio-campo, que estará desfalcado de Ítalo. O meia foi punido com o terceiro cartão amarelo, na vitória de sábado, e vai cumprir suspensão automática de um jogo. Até ontem, quando orientou o último ensaio com bola, em Aracaju, Daniel Paulista não havia definido o quarteto titular para o jogo. Isso, certamente, só irá ocorrer, em Chapecó, onde o time realiza mais dois treinos com bola.


Mas a tendência, pelo que foi visto no treino de quarta-feira e no de ontem, é Daniel Paulista promover o reaparecimento de Rafael Villa, como titular, no lugar de Ítalo, ao lado de Flávio, Amaral e Everton Santos, com este jogando adiantado. Se essa possibilidade se confirmar, o esquema do Dragão não será, como se pensa, somente defensivo, mas, também, ofensivo.


“A postura do Confiança, em Erechim, não será diferente das anteriores. É verdade que se trata de um jogo decisivo, em que estamos com a vantagem de um empate, em nosso favor, mas isso não significa que vamos jogar só fechados. Vamos, sim, ter de nos expor, até porque precisamos ampliar a vantagem, mas com os devidos cuidados na parte de trás, já que o Ypiranga, necessitando de uma vitória, seguramente, vai se lançar todo à frente, em busca de gols”, disse Daniel Paulista.


O lateral esquerdo Radar, cuja recuperação de uma lesão, no joelho direito, evoluiu, consideravelmente, ainda, não está no melhor da sua forma. Por recomendação do departamento médico, ele ficará no Sabino Ribeiro, seguindo o período de transição até ser considerado em condições plenas de treinar com bola.


O atacante Jucimar, também, entrou na fase de transição, e já realiza trabalhos de campo. O atacante Leandro Kivel segue igual caminho, só que por meio de sessões de fisioterapia. Quanto ao lateral Altemar, a situação é um tanto mais complicada. Isso porque ele que teve o ligamento cruzado do joelho esquerdo rompido e será obrigado passar por cirurgia.