12/11/2019 as 11:25

Jogos da Juventude

Aracaju será sede de etapa regional

As etapas regionais Nordeste, por consequência, são classificatórias para a fase Nacional do basquete, futsal, handebol e vôlei

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Comitê Olímpico Brasileiro confirmou que Aracaju sediará a etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude 2020. O anúncio foi feito, no último fim de semana, dias após integrantes do COB inspecionarem as praças esportivas da capital sergipana e avaliarem a documentação de manifestação de interesse do governo do nosso estado em sediar o maior evento do esporte escolar do Brasil.

A etapa regional azul (Região Nordeste) acontecerá no período de 11 a 15 de setembro de 2020, reunindo, em Aracaju, mais de 1.300 alunos-atletas dos nove estados nordestinos, além da comissão técnica do Comitê Olímpico Brasileiro, de olheiros esportivos e especialistas das quatro modalidades olímpicas a serem competidas.


Em Sergipe, os Jogos da Primeira são classificatórios para a fase regional dos Jogos Escolares da Juventude. As etapas regionais Nordeste, por consequência, são classificatórias para a fase Nacional do basquete, futsal, handebol e vôlei, nas duas categorias etárias – 12 a 14 anos e 15 a 17 anos –  de escolas públicas e particulares.

Após receber o ofício do COB, com o anúncio, um misto de alegria e expectativa pairou entre os técnicos do Governo de Sergipe. Para a superintendente especial de Esportes, Mariana Dantas, trata-se da consagração de um trabalho que vem sendo feito não somente por alavancar o esporte nas escolas, mas, também, por captar eventos da envergadura dos Jogos Escolares da Juventude, com o objetivo de promover mais acesso ao esporte, o sentimento de competição, a integração e o despertar dos valores olímpicos.

Mariana Dantas ainda lembrou que como os Jogos Escolares da Juventude são eventos, através dos quais os alunos que se destacam podem ser convocados para o esporte profissional, as chances para Sergipe aumentam, a exemplo da atleta Duda Lisboa que estará representando o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio e foi considerada a melhor jogadora de vôlei de praia do mundo em 2019.


“Temos um ranking de que 11% dos alunos que participaram dos Jogos Escolares foram para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, 21% para os Jogos Sul-Americanos de Santiago 2014, 21% para os Jogos Pan-Americano de Toronto 2015 e 24% para os Jogos Olímpicos do Rio 2016”, lembrou.

 
Além da questão esportiva, há toda uma cadeia de serviços e infraestrutura que envolve os Jogos Escolares, a exemplo de passeios turísticos para acompanhantes, familiares e técnicos; prestação de serviços de transporte e hospedagem, alimentação e compras.


A realização da etapa dos Jogos Escolares da Juventude, em Aracaju, consistirá em uma seletiva para a etapa Nacional, considerada em sua abrangência a maior competição estudantil do Brasil, criada pelo COB em 2005. 


O formato do certame é dividido em três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma etapa nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal. A fase nacional tem 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.


O evento contempla mais de 2 milhões de jovens, em seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas, de 3.950 cidades do Brasil. Os Jogos da Primavera são as seletivas locais de Sergipe para a etapa regional.