16/04/2020 as 12:15

LUTAS

Aulas de lutas amenizam a crise do novo coronavírus

Professores de jiu-jitsu criam alternativa viável para o problema

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aulas de lutas amenizam a crise do novo coronavírus

Em meio à crise do novo Corona Vírus e o consequente isolamento social, muitos atletas e professores de lutas se viram sem alternativas para continuar seus treinos, comprometendo fortemente a renda desses profissionais. No entanto, em meio a esse cenário, o comportamento empreendedor dos professores Charles Nardelli e Mikeias Bezerra, aliado à experiência e estudos acumulados, rapidamente trouxeram soluções viáveis para o setor. Segundo os idealizadores, “foram muitas horas e madrugadas dedicadas à montagem do conteúdo, abrangendo soluções financeiras, estratégias de marketing e comunicação, gestão, métodos de ensino e o uso de novas tecnologias. Já se pode comemorar a vitória, pois já adiantamos que o resultado final foi surpreendente”. Sem precedentes na história, a crise sanitária do COVID-19 levou a prefeitos, governadores e presidentes de diversos países a decretarem o isolamento social como única alternativa viável no momento para conter o número de mortos associados à propagação do vírus. Por sua vez, o isolamento social deu início a uma crise econômica, também sem precedentes na história da sociedade moderna, de extensão e profundidade ainda não conhecidas. “Sabemos no momento que estamos vivendo um capítulo importante da história, o qual certamente será abordado nos livros e salas de aula. Mas, ainda, muitos especialistas afirmam sem medo de errar que a crise já está trazendo grandes mudanças sociais, refletindo para além do fim da crise nos hábitos, profissões, relações entre as pessoas, comércio, relação entre os países, entre outros. Assim, após o isolamento social, encontraremos um mundo diferente, sobre o qual teremos que nos adaptar”.

Essas mudanças atingiram em cheio o mundo da luta, com a suspensão e adiamento de eventos e a proibição de funcionamento de academias ao redor do mundo. Isso levou a, de uma hora para outra, muitos alunos e atletas ficarem sem treino, bem como aos professores perderem drasticamente sua renda. Entretanto, no cenário em que muitos professores viam como única alternativa torcer para o fim do isolamento social ou pedir aos alunos a manutenção da mensalidade como uma forma de ajuda, sob pena de precisar abandonar a luta para sobreviver, os professores Charles Nardelli e Mikeias Bezerra uniram esforços, e suas experiências com Judô, Jiu-Jitsu e empreendedorismo, para trazer uma alternativa viável para as aulas. Surgiu então, uma metodologia de aula de lutas on-line e ao vivo, tendo sido testada e aprovada por diversos professores, muitos dos quais relataram um crescimento da quantidade de alunos, e consequentemente da renda, durante a quarentena. Como afirma o professor Mikeias, “são emocionantes os depoimentos de professores, por voltarem a ministrar aulas e receber mensalidades, prestando uma grande contribuição às famílias dos alunos, provendo exercício físico, lutas e sorrisos”. Também nos foram apresentados prints de alunos agradecendo aos seus mestres a nobre e revolucionária forma de atendê-los em casa.

Ainda, segundo Charles, a inovação não para por aí. “Crise sempre traz oportunidades e temos que buscá-las, garimpar e abstrair o melhor. Neste sentido, e já agradecendo a solidariedade de alguns grandes campeões, iremos promover aulas on-line e interativas com essas celebridades. Os mais de 100 professores que ajudamos com o curso, irão proporcionar aos seus alunos, esse inacreditável momento”. “Cabe ressaltar que a proposta da metodologia não é substituir as aulas de lutas por exercícios físicos. A proposta é evolução na modalidade de luta, trabalhando os gestos técnicos e habilidades motoras necessários para a melhora do desempenho na prática do esporte. Num primeiro momento causa estranhamento, assim como tudo que é novo, dar aulas de lutas sem o professor estar em contato com o aluno, ou sem o aluno ter os materiais necessários ou duplas para executar as técnicas. No entanto, é surpreendente a evolução e a fidelização dos alunos por meio dessa metodologia de aulas on-line, que está revolucionando aulas de lutas e acompanhando as mudanças bruscas e inevitáveis do mundo com essa crise”.

Agora, diante da repercussão e potencialidade da metodologia na vida de professores, alunos e famílias, Charles e Mikeias estão estudando como levar essa ferramenta para mais professores. O curso on-line e interativo realizado tem limite de participantes e requer um custo operacional com pessoas e ferramentas. Os idealizadores afirmam que os cursos ministrados foram oferecidos a uma taxa simbólica, mas já trabalham com a possibilidade da incapacidade financeira de professores nesse momento, além da impossibilidade de atender a todos os profissionais em tempo viável. Diante disso, eles anunciaram planos de até final desse mês disponibilizarem o conteúdo on-line e a um custo que eles garantem que será ainda mais acessível. “O mundo das lutas começa a enxergar seu papel e sua saída dessa crise.

Quando toda essa crise passar o que ficará de aprendizado? Toda aquela repulsa, preconceito aquele pé atrás como as aulas online o aprendizado digital comumente criticado, será transformado em mais uma ferramenta para você professor. Creio que depois de toda essa experiência um grande mercado e possibilidade de aulas será de grande valia e estarão em alta”, afirmam. “Imagino nas possibilidades de uma possível aula experimental para mais pessoas numa expansão considerada do esporte. A troca de informação e aulas em tempo real seja com outros professores, seja com um atleta da sua equipe em qualquer lugar do mundo. Acredito que grandes nomes do Jiu Jitsu mundial irão começar a investir nesse mercado de aulas e seminários pela internet ao vivo. Essas são algumas das possibilidades que acredito que perdurarão após esse tempo de quarentena analisadas pelo amigo Plynnio Marques”.