06/05/2020 as 13:12

SONHO

Atleta sergipano realiza campanha para atuar nos EUA

Com a alta do dólar americano, o atleta precisou lançar campanha para arrecadar fundos e realizar seus sonhos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O sergipano Gabriel Verona, de 22 anos, tem um sonho: se tornar jogador de futebol profissional. E, por conta disso, vem se preparando desde muito novo para realizar esse desejo. Precisamente aos 12 anos de idade ele começou a treinar como goleiro na escola em que estudava. Hoje ele busca participar de uma equipe profissional nos Estados Unidos, mas, para isso, conta com a ajuda da sociedade.

Verona quer ser goleiro profissional. Apesar de ter trilhado um caminho promissor dentro do Estado de Sergipe, participando da base de times como Sergipe e Confiança, sentiu dificuldades em ser acolhido em outros times fora do Estado.

“A priori eu não era goleiro, jogava como atacante, mas, comecei a me destacar como goleiro e comecei a focar nesse objetivo. Logo em seguida fui fazer um teste aos 14 anos no time do Bahia, numa peneira que teve em Lauro de Freitas, e fui aprovado. Tinha em média 20 goleiros, e somente eu e outro garoto fomos aprovados. A gente ficou treinando com o time da base algumas semanas lá, e logo em seguida fui dispensado, sob alegação do meu tamanho. Eles falaram que eu tinha muita técnica, mas, priorizavam essa questão da altura”, conta.

Ao retornar, Verona embarcou no time do Confiança, onde passou um tempo treinando na base, até entrar na faculdade.

“Acabei me desestimulado porque entrei no ensino médio e tinha que fazer a escolha entre estudos e uma carreira incerta, tanto pela falta de incentivo, como pela falta de estabilidade. Então optei pelos estudos, tanto que fui aprovado em engenharia civil na universidade federal de Sergipe, mas, apesar disso, não larguei meu sonho. Já na universidade tive uma oportunidade boa que foi uma seletiva do Socorrense e fui aprovado em 2017. Treinei com a equipe, mas logo em seguida eles me realocaram dentro do time para o time de futsal. Passei a jogar pela Copa TV Sergipe de futsal, e joguei pelo sub 20, e fomos até a semi-final. Depois que passou essa fase da competição, recebi uma ligação que era de um intercambio esportivo, que tive conhecimento dessa oportunidade de como eu poderia chegar ao profissional ainda na minha idade só que fora do país, já que no Brasil era muito difícil”, conta o atleta.

A mais recente conquista dele foi uma bolsa de estudos na Fisher College, em Boston, Estados Unidos. Lá, além de ter a oportunidade de estudar fora do país, o atleta deve jogar em uma das maiores ligas universitárias do país com uma estrutura de ponta, com jogos televisionados, o que facilitaria sua visibilidade e futuro egresso em um time profissional.

Todos os pré-requisitos exigidos pela Universidade foram preenchidos e, recentemente, no final de abril, ele foi aceito na instituição. Só que, com a pandemia do Covid-19 no mundo inteiro, o dólar subiu e as despesas acabaram aumentando muito.

Para conseguir viajar, o rapaz precisa antecipar cinco mensalidades da faculdade que giram em torno de U$1500,00 cada uma. Isso em real significa cerca de R$ 50 mil. A faculdade pede essa antecipação como se fosse uma garantia, e com o preço do dólar fica mais caro.

“No início do ano recebi diversas propostas dos EUA, e recebi dessa Universidade de Boston, onde decidi focar, pelo tamanho, pela qualidade no ensino e no esporte. Recentemente eu fui informado que atendia todos os pré-requisitos da universidade e fui aceito. Só que o que não estava nos planos era essa questão da pandemia, com a alta do dólar, e os custos aumentaram absurdamente para mim. A universidade pede mensalidades adiantadas, e então por isso decidi fazer a Vakinha online para que a sociedade sergipana possa me ajudar. Estou então correndo atrás de um sonho que tenho desde os 12 anos e que agora eu vi se reacender”, ressalta Verona.

Para quem quiser ajudar pode acessar o Instagram do atleta, no @gabrielverona e clicar no link da BIO, ou pelo link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sonho-goleiro-profissional

|Da redação do JC Online

||Fotos: Arquivo Pessoal