02/07/2020 as 15:00

VIRTUAL

Sergipanas ganham título em torneio internacional de Ginástica Rítmica

A proposta do novo formato da disputa teve o objetivo de preservar o rendimento das atletas, além de motivá-las

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Apesar da situação de pandemia do novo coronavírus (covid-19), as atletas da ginástica rítmica do Clube Jardins Iracema Alves estão em adaptação à situação de distanciamento social, mas mantendo a prática de treinos para evoluir no esporte. Diante da circunstância, a treinadora da Seleção Argentina, Roxana Rearte, idealizou o 2º Torneio Internacional Online Países Unidos, ocorrido nos últimos dias 20, 21 e 28 de junho, no qual as sergipanas fizeram bonito e conquistaram títulos e lugares no pódio. Além do Brasil, a disputa envolveu mais sete países: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Categoria Infantil

Nível intermediário, o clube ficou com primeiro e segundo lugar. A campeã da disputa foi a ginasta Anne Caroline e a medalha de prata com a ginasta Maria Elisa São Matheus ficou com a medalha de prata. Na mesma categoria, nível avançado, a ginasta Micaela Bomfim levou a prata, Sofia Luce com o bronze, Josefina Bezerra com o quarto lugar, além da sexta colocação com Ana Sofia Lessa.

Categoria Juvenil

Nível intermediário, a ginasta Luísa Marinho conquistou o título de campeã. Já a ginasta Maria Eduarda Reis ganhou medalha de prata. No nível avançado, o primeiro lugar foi da ginasta Maria Flávia Britto. Já o segundo lugar ficou com Kassandra Nascimento. Já na categoria Adulto – nível avançado, as ginastas da equipe conseguiram pódio triplo, do qual Maria Clara Fabri foi a campeã, Bruna Aragão conquistou a medalha de prata e Maria Clara Freitas levou o bronze.

A proposta do novo formato da disputa teve o objetivo de preservar o rendimento das atletas, além de motivá-las. Para a ginasta Maria Clara Fabri, treinar em casa durante uma pandemia é um grande desafio. "É uma experiência muito diferente, inesquecível e única. Tivemos que nos adaptar totalmente ao espaço que temos em casa e fazer dessa condição um bom proveito. Não podemos parar, pra não perder o rendimento físico e não termos muita dificuldade quando voltarmos à nossa rotina normal. A competição nos deixou mais motivadas, para que a gente continue nos treinos durante esse momento. Serviu como uma grande inspiração", ressaltou.

A técnica Iracema Alves afirma que as rotinas de treinos foram adaptadas diante do momento de distanciamento social, o que exige empenho e criatividade. "Estamos em treinamento virtual, online, para mantermos nossas meninas mais preparadas possíveis. Nossas ginastas não podem parar os treinamentos, pois ão ginastas de alto nível e que precisam se manter em forma".

Ainda de acordo com Iracema, pra trabalhar com essa logística, as treinadoras contaram com o apoio da família das alunas, que precisou organizar o espaço, já que a competição seria cada uma em sua própria casa e teria que montar a sua própria quadra individual. "Foi muito legal essa colaboração, uma contribuição maravilhosa, pois eles puderam participar um pouco mais. Além disso, tem a dedicação diária das nossas meninas em todos os treinos, mesmo sendo online. O acompanhamento das técnicas e fundamental, pois motiva e desenvolve o trabalho com as ginastas", disse. 

Quanto aos próximos desafios, Iracema informou que a equipe aguarda como será, pois ainda não há previsão oficial. De toda forma, "a orientação é trabalhar com foco nos treinos, contribuindo para  a qualificação do nível técnico das ginastas".