19/09/2022 as 11:47

COMPETIÇÃO

Etapa de Aracaju encerra temporada nordestina do Meeting Paralímpico

Após passar por quatro capitais da região, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife, evento chega a Sergipe nesta quarta-feira, 21, com 139 atletas inscritos em provas de atletismo, natação e halterofilismo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Etapa de Aracaju encerra temporada nordestina do Meeting Paralímpico

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa desembarca em Aracaju (SE) nesta quarta-feira, 21, com disputas de atletismo, natação e halterofilismo na Universidade Tiradentes (Unit). Ao todo, 139 atletas se inscreveram para as competições nas três modalidades.

Aracaju será a sétima cidade brasileira e a quinta nordestina a receber o evento neste ano. Na região, em 2022, o Meeting já passou por Fortaleza (CE), Natal (RN)João Pessoa (PB) Recife (PE). A etapa na capital sergipana será a última do Nordeste nesta temporada e, quando for encerrada, o Meeting terá completado 1.333 km em 17 dias na região.

Além disso, o evento em Aracaju será a segunda edição deste ano com as três modalidades. Setenta e seis atletas estão inscritos para as provas de atletismo, 35 para as disputas de natação e 28 competidores nas de halterofilismo. Em 2022, apenas Natal havia recebido todas as modalidades. A capital potiguar também foi a etapa com mais inscrições e a única que superou Aracaju até agora na atual temporada. Foram 193 esportistas inscritos no Rio Grande do Norte. 

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Além das capitais nordestinas citadas, Campo Grande (MS) Macapá (AP) também já receberam o evento em 2022. Depois de Aracaju, Brasília (DF) sediará a próxima etapa, no dia 1º de outubro. Para ver o calendário completo do evento em 2022, basta clicar aqui.