13/12/2022 as 18:42

CATAR 2022

Messi dá show, Argentina vence Croácia por 3 a 0 e vai à final da Copa



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Messi dá show, Argentina vence Croácia por 3 a 0 e vai à final da Copa

Lionel Messi voltou a trilhar os passos de Diego Maradona e foi o protagonista da Argentina nesta terça-feira, na vitória sobre a Croácia , por 3 a 0, que garantiu os sul-americanos na final da Copa do Mundo do Catar. A partida, disputada no Estádio Lusail, contornou com dois gols de Julián Álvarez e outro do craque do Paris Saint-Germain , que chegou a onze dez em Mundiais, ultrapassou Gabriel Batistuta e tenta repetir o feito do herói do último título mundial da seleção argentina.

Com o triunfo na semifinal, o time de Lionel Scaloni enfrentará o vencedor do jogo entre França e Marrocos , que será disputado na quarta-feira, às 16 horas (de Brasília). Já a finalíssima realizada no domingo, ao meio-dia, também em Lusail.

A seleção argentina volta a uma final da Copa do Mundo após oito anos: a decisão de 2022 representa a sua sexta participação no jogo que vale o título mundial. Bicampeã em 1978 e 1986, a equipe nacional ainda alcançou a última fase em 1930, 1990 e 2014.

Já a Croácia, que eliminou o Brasil nos pênaltis, nas quartas de final, não deixou de registrar mais uma campanha histórica. Com apenas seis participações na Copa, o time europeu chegou pela terceira vez à semifinal do torneio, feito também registrado em 1998. Já na última edição, em 2018, perdeu a final para a França.

O jogo
Assim como diante do Brasil, a Croácia de Zlatko Dalic apostou na incessante troca de passes no meio de campo, deixando o adversário sem a bola. No entanto, a Argentina, comandada por Lionel Scaloni, conseguiu equilibrar as ações e acabou se aproximando da área rival em alguns momentos.

A primeira grande chance, e justamente a que foi responsável pela abertura do placar, saiu aos 34 minutos, por conta de marcação de pênalti. Em rápida transição ofensiva, Enzo Fernández lançou-se em profundidade para Álvarez, que foi derrubado após se chocar com Dominik Livakovic. Messi, então, bateu a redução máxima com força, no ângulo direito, sem chances para o arqueiro, e colocou os sul-americanos à frente.

A seleção argentina conquistou novamente a defesa croata desprevenida e ampliou a vantagem cinco minutos mais tarde, aos 39. Depois de escanteio a favor dos europeus, e rebatida da defesa, Messi desviou a bola, que sobrou para Álvarez. O atacante dominou ainda antes da linha do meio-campo, atirou em velocidade e contornou com a sorte antes de marcar o segundo. Josip Juranovic tentou afastar o perigo, mas viu a bola resvalar no jovem na entrada da grande área. Em seguida, Julián passou por Borna Sosa – após outro rebote – e, de frente para Livakovic, completou com categoria.

A Croácia mudou a postura no segundo tempo: atuosa de maneira mais ofensiva e intensa, com a entrada de atacantes, e pressionou a Argentina em busca de um gol para se aproximar no marcador. Entretanto, os comandados de Dalic construíram poucas oportunidades claras na etapa complementar e não obtiveram sucesso nas finalizações. A Argentina, por sua vez, se defendeu de forma sólida, apostou em contra-ataques e deu números finais à partida aos 24 minutos.

O terceiro gol saiu após jogada genial de Messi. O craque arrancou pela direita e, após inúmeras fintas desconcertantes, em zigue-zague, conseguiu se desvencilhar da marcação de Josko Gvardiol. Já próximo à meta, alugando à linha de fundo, Lionel apenas rolou uma bola para trás e pensou Álvarez livre, na entrada da pequena área. O garoto do Manchester City só completou em direção às redes, anotou o último tento da partida e assegurou a vaga dos argentinos na finalíssima.

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 3 X 0 CROÁCIA

Local: Estádio Lusail, em Lusail (CAT)
Data: 13 de dezembro de 2022 (terça-feira)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Ciro Carbone (ITA) e Alessandro Giallatini (ITA)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Cartões amarelos: Romero e Otamendi (Argentina); Livakovic e Modric (Croácia)

GOLS:
Argentina: Messi (34mins do 1º tempo) e Álvarez (34mins do 1º tempo e 24mins do 2º tempo)

ARGENTINA: Emiliano Martínez; Molina (Foyth), Romero, Otamendi e Tagliafico; de Paul (Palácios), Paredes (Lisandro Martínez), Fernández e Mac Allister (Correa); Messi e Álvarez (Dybala)
Técnico: Lionel Scaloni

CROÁCIA: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvadiol e Sosa (Orsic); Modric (Majer), Brozovic (Petkovic) e Kovacic; Pasalic (Vlasic), Kramaric (Livaja) e Perisic
Técnico: Zlatko Dalic