29/03/2023 as 11:14

ESPORTE

Governo de Sergipe lança oficialmente a 39ª edição dos Jogos da Primavera

A solenidade de lançamento aconteceu na Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, situada no bairro Farolândia, e contou com a participação do governador do estado, Fábio Mitidieri.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Governo de Sergipe lança oficialmente a 39ª edição dos Jogos da Primavera

A competição mais aguardada pelos jovens sergipanos no calendário esportivo está de volta. Nesta quarta-feira, 29, o Governo de Sergipe lançou, oficialmente, a 39ª edição dos Jogos da Primavera, o maior evento esportivo estudantil do estado. A solenidade de lançamento aconteceu na Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, situada no bairro Farolândia, e contou com a participação do governador do estado, Fábio Mitidieri.

Os Jogos da Primavera são uma ação promovida por meio da parceria entre as secretarias de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Educação e da Cultura (Seduc). A proposta é incentivar a prática esportiva entre os estudantes-atletas de todo o estado, sejam da rede pública ou particular, e contribuir integralmente com o desenvolvimento educacional dos alunos.

“A atividade esportiva integrada ao desenvolvimento escolar é o caminho mais seguro para formarmos cidadãos. Além disso, o esporte ajuda a melhorar os índices educacionais, combate a evasão escolar, integra o jovem à escola e promove o bem-estar ao incentivar a prática de atividades físicas. Sou um entusiasta dos esportes, na minha juventude fui atleta e, também, competi nos Jogos da Primavera. Na nossa gestão, vamos trabalhar para resgatar a história e o esplendor dessa importante competição”, destaca o governador Fábio Mitidieri.

Além do papel educacional, ele também enfatizou a importância dos jogos para promover a geração de atletas de alto nível no estado. “Os Jogos da Primavera mexem com a nossa juventude, socializa, democratiza o esporte e inclui. Além disso, a competição tem o poder de revelar grandes atletas e fazer com que o jovem possa levar por toda a sua vida as lições que são aprendidas por meio do esporte”, acrescenta o governador.

Na edição deste ano, os Jogos da Primavera contarão com duas importantes novidades: a inclusão de novas modalidades, como o triathlon e o tiro com arco, e o acréscimo da categoria infantil. Além das tradicionais categorias A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos), o evento também terá a participação de atletas dos 8 aos 11 anos. Com essas novas inclusões, a edição de 2023 terá 26 modalidades esportivas. No ano passado, 270 escolas participaram da competição, sendo 125 delas da rede estadual.

Dentre as modalidades desta 39ª edição estão: futsal, atletismo, ciclismo, jiu-jitsu, voleibol, handebol, basquete, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete 3x3, wrestling, taekwondo, karatê, badminton, ginástica artística e rítmica, vôlei de praia, polo aquático. Somam-se às novidades dessa edição o triathlon e o tiro com arco, além das paramodalidades: paratletismo, paranatação, vôlei sentado e parabadminton.

“É muito importante ter o esporte presente na vida da nossa juventude, sabemos da importância que ele tem na construção de uma educação mais forte, no fortalecimento da personalidade, da relação da comunidade escolar com os bairros e os alunos. Quero dizer que é uma alegria imensa e satisfação maior ainda estar aqui”, diz o secretário de Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, durante a cerimônia de lançamento.

Zezinho também enfatizou o compromisso do governador Fábio Mitidieri com o investimento em obras que visam melhorar a infraestrutura das escolas da rede estadual de ensino, a fim de fortalecer a educação e o esporte. “O governador também abraçou o Projeto Acolher, que tem o objetivo colocar psicólogos e assistentes sociais nas escolas para dar uma atenção ainda mais especial aos professores e aos alunos, visando acolhê-los, ouvi-los e, assim, construirmos uma educação cada vez mais forte”, complementa.

Inscrições
O lançamento oficial dos jogos também marca o início do período de inscrições das equipes e atletas, que serão realizadas pelo novo site oficial, a partir desta quarta-feira, 29, até o dia 14 de abril.

A abertura dos Jogos da Primavera será realizada no dia 27 de abril, às 16 horas, com uma cerimônia no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. A primeira fase terá as seletivas municipais de 2 a 23 de maio, com as disputas de futsal masculino. Na fase dois, ocorrerão as seletivas regionais do futsal masculino e feminino, também de 2 a 23 de maio. A fase três acontecerá de 16 de maio a 17 de junho, na Grande Aracaju.

O encerramento dos Jogos da Primavera acontece no dia 17 de junho. Como nas edições anteriores, o Governo do Estado será responsável pelo transporte e pela alimentação dos atletas da rede estadual de ensino.

“Como ex-atleta, estou muito feliz com este momento. Esta é a competição mais inclusiva e diversificada que temos no estado de Sergipe. Estamos trazendo para os Jogos da Primavera novas paramodalidades, que é o vôlei sentado, a paranatação e o paratletismo. E o mais legal é que elas acontecem concomitantemente às modalidades convencionais, para que o nosso paratleta tenha vivência e acesso à mesma estrutura, e a população em geral possa estar lá vibrando, curtindo e acompanhando”, frisa a secretária de Estado do Esportes, Mariana Dantas.

“As inscrições começam hoje e vão até o dia 14 de abril, mas não deixem para a última hora. Inscrevam-se logo para que possamos fazer uma festa bonita e preparar uma logística muito bacana. O importante é que esteja estudando e praticando o esporte. São 26 modalidades, desde o xadrez ao futsal, vôlei, natação, taekwondo. Para participar, é só procurar a coordenação da sua escola, já que a inscrição é feita por meio da coordenação da escola. O próprio atleta ele não pode se inscrever. As competições acontecem na capital e no interior também”, conclui.