31/03/2023 as 11:53

ESPORTE

Jogos da Primavera acontecerão em diversas praças esportivas do estado

O gerente de Esporte e Lazer, Eduardo Perlira, confirma que as escolas com boas estruturas físicas também serão palco para os Jogos da Primavera.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Jogos da Primavera acontecerão em diversas praças esportivas do estado
As praças esportivas do estado serão palco da 39ª edição dos Jogos da Primavera. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, informa que, a partir do dia 27 de abril, quando acontece a abertura oficial da maior competição de desporto escolar do estado, o Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, o Parque Aquático Zé Peixe, a quadra do Geraldão, a quadra da Escola de Esportes Gerivaldo Garcia e vários outros locais serão tomados pelo clima de alegria e competição.  

Além desses, as competições também acontecerão nos espaços esportivos da Universidade Tiradentes (Unit) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Piquet Kart, na piscina do Agitação, nos ginásios esportivos dos colégios Negreiros, CCPA e Instituto Dom Fernando Gomes, nos espaços das orlas da Atalaia e Por do Sol, e nas quadras da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF). 

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, explica os critérios para a escolha desses locais. “Além dessas praças esportivas já anunciadas, nós também usaremos as quadras de algumas escolas estaduais, localizadas na capital Aracaju. Tradicionalmente, as fases 1 e 2 acontecem no interior do estado, com as seletivas municipais e regionais. Na fase 3, a maioria das competições acontecem em Aracaju por questões de logística, transporte e alimentação dos nossos atletas. Também é uma oportunidade para muitos atletas que nunca vieram ou vêm com pouca frequência à capital”, disse.  

O gerente de Esporte e Lazer, Eduardo Perlira, confirma que as escolas com boas estruturas físicas também serão palco para os Jogos da Primavera. “Estamos realizando vistorias em diversas escolas de Sergipe para definir os locais de competição, priorizando aquelas que possuem ginásios e quadras com medidas oficiais e em boas condições. Já estivemos no Centro de Excelência Barão de Mauá e nas escolas estaduais Judite Oliveira, Benedito Oliveira, Professora Ofenísia Freire, Francisco Portugal e Jacintho Figueiredo”, detalha.    

Inscrições  

As inscrições para participar da 39ª edição dos Jogos da Primavera seguem até o dia 17 de abril, através do novo site oficial https://jogos.seduc.se.gov.br. Apenas as escolas, sejam elas da rede pública ou particular, podem realizar a inscrição dos atletas em uma das 26 modalidades individuais ou coletivas, considerando as categorias disponíveis. Esse ano, além das tradicionais categorias A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos), os jogos deram oportunidade para as crianças com idades entre 8 e 11 anos, na categoria Infantil.   

As modalidades também são outra novidade desta edição, que incluiu o tiro com arco e o triathlon, além do futsal, atletismo, ciclismo, jiu-jitsu, voleibol, handebol, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete 3x3, wrestling, taekwondo, karatê, badminton, ginástica artística e rítmica, vôlei de praia, polo aquático, e as adaptadas: paratletismo, paranatação, vôlei sentado e parabadminton.