19/04/2023 as 13:40

ESPORTE SERGIPE

Abertura dos Jogos da Primavera será realizada na Arena Batistão, no dia 26

O evento de abertura marcará o início das competições esportivas e pretende reunir os mais de dez mil atletas inscritos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e da Educação e Cultura, celebrará a abertura da 39ª edição dos Jogos da Primavera com um desfile dos atletas participantes da competição, representando as escolas inscritas, na próxima quarta-feira, dia 26. O desfile terá concentração às 13 horas, na Praça Graccho Cardoso, onde está localizado o tradicional Colégio Atheneu, com percurso que segue até a Arena Batistão, onde acontecerá a cerimônia oficial.

O evento de abertura dos Jogos da Primavera marcará o início das competições e pretende reunir os mais de 10 mil estudantes-atletas inscritos, das 472 escolas sergipanas, na Arena Batistão, como nas primeiras edições, além dos amigos e familiares desses atletas que desejarem prestigiar a cerimônia.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, explica a proposta do evento. “Faz um tempo que os Jogos da Primavera não tinham um evento de abertura por questões de logística, recursos, pandemia. Agora, estamos unindo esforços para que os estudantes sergipanos possam comemorar o início da maior competição de desporto escolar do estado. Teremos o desfile dos estudantes, representando as escolas, partindo do Colégio Atheneu até a Arena Batistão. Um desfile muito simbólico, onde os estudantes partirão de uma escola até chegarem no Batistão, onde acontecem as maiores competições esportivas do estado”, explica.

A 39ª edição dos Jogos da Primavera superou as expectativas da organização do evento, atingindo mais de 15 mil inscrições nas 26 modalidades esportivas que fazem parte da competição, incluindo as novidades: o tiro com arco e o triathlon e as paramodalidades.

A primeira fase dos jogos começa no dia 2 de maio, com as seletivas municipais de futsal masculino e feminino, modalidade com maior número de inscritos. Na fase 2, ocorrerão as seletivas regionais. A fase 3 acontecerá de 16 de maio a 17 junho, na Grande Aracaju, com as disputas das modalidades individuais e coletivas, com calendário disponível no site oficial dos Jogos da Primavera.

Segurança
No dia da abertura dos Jogos da Primavera, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a SMTT e o Samu serão responsáveis pela segurança dos envolvidos no evento. A Polícia Militar de Sergipe (PM-SE) e a equipe da Segurança Escolar do Estado garantirá a segurança dos estudantes durante o desfile e a revista do público que adentrar na Arena Batistão; o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-SE) também será responsável pela segurança nesses dois ambientes; já a SMTT/Aju, assumirá o papel de organizar o trânsito na rua Vila Cristina, por onde os estudantes desfilarão, e nas ruas perpendiculares, onde o trânsito estará bloqueado; enquanto a Samu disponibilizará duas motos e uma ambulância para o atendimento dos envolvidos, caso necessário.

Fonte: Governo de Sergipe