25/04/2023 as 10:52

COMPETIÇÕES

39ª edição dos Jogos da Primavera registra mais de 15 mil inscrições

As competições esportivas começam no dia 2 de maio, com as fases municipais e regionais do futsal

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

39ª edição dos Jogos da Primavera registra mais de 15 mil inscrições

A 39ª edição dos Jogos da Primavera obteve recorde de inscrições. O prazo para a inscrição das escolas e atletas foi iniciado em 29 de março e encerrado nesta segunda-feira, 17, com 15.268 inscrições realizadas e 472 escolas envolvidas, tanto da rede pública quanto da rede particular de ensino. Os Jogos da Primavera são organizados pelo Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e da Educação e Cultura.

Totalizadas as inscrições, a 39ª edição dos Jogos da Primavera terá a participação de 10.673 atletas, 3.279 no feminino e 7.392 no masculino. Além disso, pela primeira vez, todos os 75 municípios estarão participando das competições esportivas, que começam no dia 2 de maio, com as fases municipais e regionais do futsal.  

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, comemora o sucesso dessa edição dos jogos. “Tivemos um recorde de inscrições. Foi além das nossas expectativas, e isso nos deixa muito felizes. Esses dados são reflexo do nosso trabalho desenvolvido para fortalecer o esporte nas escolas e entre os mais jovens. Eles significam que os jovens estão envolvidos na competição e que teremos uma bela edição dos Jogos da Primavera”, afirma a secretária.

O vice-governador e secretário de Educação e Cultura, Zezinho Sobral, destaca a importância dos jogos para os jovens. “Os Jogos da Primavera são muito esperados por todos os estudantes sergipanos, pelas famílias e por todos aqueles que amam o desporto escolar. Ao longo dos anos, sempre quando está próximo ou é anunciado o evento, a expectativa é muito grande e preenche os corações de alegria e esperança. Nos tempos em que vivemos, a prática do esporte e o estímulo às atividades esportivas servem de incentivo para nossas crianças e nossos jovens. Ficamos muito felizes com o recorde de alunos e escolas inscritas, o que só mostra a grandeza e a importância dos jogos para Sergipe”, disse.

Os Jogos da Primavera começam no dia 2 de maio e seguem por dois meses com disputas das mais diversas modalidades, com a participação de alunos da rede estadual, municipal e particular. Nesta edição, além das categorias A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos), os Jogos da Primavera abriram oportunidade para crianças de 8 a 11 anos, na categoria infantil.

A 39ª edição dos Jogos da Primavera também terá duas novas modalidades esportivas: o tiro com arco e o triathlon, além das tradicionais: futsal, atletismo, ciclismo, jiu-jitsu, voleibol, handebol, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete 3x3, Wrestling, taekwondo, karatê, badminton, ginástica artística e rítmica, vôlei de praia e polo aquático. Os jogos também compreendem modalidades adaptadas: paratletismo, paranatação, vôlei sentado e parabadminton.

 As 26 modalidades esportivas que fazem parte dos Jogos da Primavera registraram inscrições, com destaque para o futsal, com 5568 inscritos; o atletismo, com 2811 inscritos; e o voleibol, com 1157 inscritos.