25/03/2024 as 08:27

CORRIDA DE RUA

39ª Corrida Cidade de Aracaju: vencedores celebram pódio em evento histórico

Maior corrida de rua Norte/Nordeste do país, a Corrida Cidade de Aracaju chega à 39ª edição com número recorde de inscritos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

39ª Corrida Cidade de Aracaju: vencedores celebram pódio em evento histórico

Já era final da tarde deste sábado, 23, quando os ruídos dos passos ágeis ecoavam pelas ruas da capital sergipana, em uma melodia peculiar que marcou a 39ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em celebração aos 169 anos de fundação da cidade, a qual se viu imersa em uma atmosfera de celebração esportiva.

Esta jornada enalteceu não apenas os corredores que se aventuraram pelos desafios de 5 km, 10 km e 24 km, mas também a história e a essência desta pequena notável cidade, que a cada ano avança em qualidade de vida. Enquanto a tarde se despedia, a praça Fausto Cardoso se tornava o epicentro da emoção, cercada por uma multidão vibrante de espectadores, na espera pelos vencedores que cruzavam a linha de chegada, em uma celebração que transcende o simples ato de correr.

Divididos em seis categorias: geral, faixa etária, sergipano, servidor municipal, juvenil e pessoas com deficiência, essa diversidade garantiu que todos os participantes encontrassem uma opção que se adaptasse às suas características individuais, promovendo assim uma competição mais inclusiva e representativa. Após cruzarem a linha de chegada, os vencedores de cada trajeto compartilharam suas experiências e emoções. Lucas Barboza, conhecido como “Japa”, natural de Belo Jardim, Pernambuco, foi o campeão geral da categoria 24 km masculino.

“A satisfação é imensa de competir com o melhor do Brasil. Obrigado Aracaju, obrigado por essa bela organização, hidratação em dois e dois quilômetros, estão todos de parabéns. Agradeço ao público e ao meu treinador também, além da minha cidade natal”, disse o atleta, ainda puxando fôlego, mas inebriado de felicidade.

Na categoria 24 km feminino, Viola Jelagat, da cidade de Keiyo, Quênia, de 24 anos, confirmou seu favoritismo. A atleta já participou de diversas competições nacionais, sendo campeã em algumas delas, bem como na Volta Internacional da Pampulha, Corrida São Silvestre e a Meia Maratona do Rio de Janeiro. "O percurso foi difícil, as subidas e descidas foram complicadas, mas vencer foi muito bom! Quero voltar ano que vem", afirmou.

João Marcos Santos Ferreira, 28 anos, é natural de São Cristóvão, e foi o 3º lugar geral e sergipano melhor colocado da prova. "Já tenho umas oito participações nesta prova. Cresci assistindo essa corrida, quando passava dentro do meu povoado e passei a correr por causa dela. Depois de muitos anos, passei de espectador  a atleta, e consegui ficar entre os três primeiros, representando meu estado. Então, fazer essa prova foi muito emocionante, porque tem toda uma história por trás de um resultado", disse emocionado.

Tarcísio Alves Nunes Barbosa, de 18 anos, foi o vencedor da categoria Pessoas com Deficiência (PcD) masculino.  Um fenômeno, o garoto chega pela terceira vez consecutiva em primeiro lugar. “É a terceira vez seguida que eu venço. A sensação é como se fosse a primeira, e melhorar o meu tempo foi ainda mais satisfatório”, disse, com sorriso largo.

Na categoria 5 km masculino, Álvaro dos Santos Lima, 22, natural de Maceió/AL, subiu no primeiro lugar do pódio. Para ele, a sensação de vitória é indescritível. “Estou muito feliz. É resultado de muito treino, muito trabalho duro. É o quarto ano seguido que participo e agora sou tricampeão da prova”, afirmou.

Clícia Gabrileli, 22, também natural de Maceió, venceu na modalidade 5 km feminino. “Há seis anos eu faço atletismo. Ano passado estive aqui e fiquei em segundo lugar, porque estava machucada, mas este ano, graças a Deus, ocupei o primeiro lugar. Estou maravilhada, vinha treinando muito para baixar esse tempo e ter esse resultado. Quero agradecer a todos”, disse.

Carlos Leite, 16 anos, natural de Divina Pastora, foi o vencedor da categoria 5 km juvenil. "Estou muito feliz, agradeço a minha equipe, que me apoiou, porque estou treinando desde o ano passado. Aconselho a todos que querem participar, a se dedicar bastante", incentivou o atleta.

Virgínia Xavier, 55 anos, aracajuana, foi a vencedora na categoria Pessoa com Deficiência (PcD), no percurso de 10 km. “Correr em casa é maravilhoso. Espero que todos se realizem ao fazer esta corrida. Fiz 10 km e foi tudo de bom. Para quem está querendo começar, não tenha medo, vá, comece 100 metros caminhando, depois 100 correndo, depois siga em frente. Correr é tudo de bom", disse a corredora, maravilhada.

Além das emocionantes vitórias individuais, a premiação da 39ª Corrida Cidade de Aracaju contemplou os participantes com medalhas de participação. Ao todo, foram distribuídos 285 troféus e R$ 200 mil em prêmios, de acordo com o desempenho e a classificação de cada atleta. Os pódios foram formados de acordo com as categorias estabelecidas, garantindo uma competição justa e equitativa para todos os participantes.

39ª Corrida Cidade de Aracaju

Maior corrida de rua Norte/Nordeste do país, a Corrida Cidade de Aracaju chega à 39ª edição com número recorde de inscritos. Este ano, a tradicional competição esportiva realizada pela Prefeitura de Aracaju para celebrar o aniversário de fundação da capital sergipana, conta com nove mil atletas, quantitativo 50% maior que o da edição anterior. Além de estimular a prática esportiva, a competição fomenta diversos setores da economia local e entregará R$200 mil em prêmios aos atletas, o dobro do total destinado à premiação na edição passada.

A 39ª Corrida Cidade de Aracaju é coordenada pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e conta com o apoio do Exército Brasileiro, da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Prefeitura de São Cristóvão e Federação Sergipana de Turismo (FSAT).