16/08/2019 as 09:45

INBOX/GILMARA COSTA

O Sol, o ‘nosso sol’, é de alumiar caminhos



COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘Nosso Sol’
Eis que é no congelar do momento que a gente se dá conta do tempo (por um segundo que seja!) e da exuberância que o astro rei nos proporciona diariamente. Ele nasce, nos avisando a oportunidade de recomeçar. Se põe, alertando para que analisemos e possamos ser melhores no dia seguinte. O Sol, o ‘nosso sol’, é de alumiar caminhos; de proporcionar leveza em dias densos; de ser fortaleza em períodos sombrios. E o fotógrafo do Mais Completo, André Moreira, que curte merecidas férias pelo litoral do Nordeste, nos dá esse presentão de imagem! Salve!

Murilão da UFS
Quem faleceu no início da manhã de anteontem e no final da tarde teve o corpo sepultado foi o sempre jovem, sempre amigo, brincalhão e mangador, além de anarquista convicto, Murilo Prado Smith. Ex-estudante da Universidade Federal de Sergipe, onde se formou em História, Murilão, como era também conhecido, tem a sua imagem muito ligada à instituição de ensino, após bares mais movimentados de Aracaju e os shows de MPB e rock que aqui aconteciam. Na UFS, era o queridão dos colegas de humanas e aderentes das suas boas causas, da turma da sala, amigo e questionador de professores, provocador e parceiro dos servidores, além de um exímio consumidor de vodka pura, com laranja, com limão, com fanta, com soda ou tônica e ‘otras cositas mas’. Deixa saudosos os parentes e os muitos amigos e companheiros da causa anárquica, entre os quais os ex-militantes do Merda (Movimento de Esquerda Revolucionária Anárquica) e os famosos masturbadores.

Felicitações!
Chiquinho Ferreira comemora mais um ano de vida amanhã, 17, e o desejo é de que a data seja festejada com muita paz, amor e felicidade. Não esqueça de sorrir, pois sua alegria é contagiante. Parabéns!

Feiura
Tem umas feiura que a gente faz na impulsividade que a gente move moinhos para tentar reverter né?! ‘Ow Jah!’

Desafio
Sabe aquela ideia de que ‘quanto mais difícil, mais gostoso’? Pode até ser real, mas dá uma canseira em dias inglórios né?!

 

20 anos de UTRiso
A Unidade de Tratamento do Riso (UTRiso), grupo de voluntários que atua no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), levando um mundo mágico de música e alegria a crianças e adolescentes hospitalizados, completou 20 anos com histórias emocionantes de garra, superação, mas também de perdas. Com um trabalho artístico e lúdico que compartilha riso e amor, atores e músicos profissionais que conseguem transformar por alguns instantes o estado de saúde do paciente. Felicidades mil a todos os envolvidos!

Odonto
Até o dia 23 de novembro, vale ir riscando o calendário para mais uma inesquecível, Odonto Fantasy. Desde a quarta-feira, o line-up começou a ser divulgado, e até o fechamento desta edição, 'Simone & Simaria" e o baiano Saulo já estavam confirmadíssimos no palco principal da festança que é sinônimo de alegria e criatividade. Para quem gosta de se programar e pagar mais em conta, a pré-venda de ingressos já começou no www.odontofantasy.com.br.

Homenagem
Durante o 22º Encontro de Qualidade de Vida Embrapa/FAEE Nordeste, que acontece até hoje, 16, em Aracaju (SE), realizado pela Federação das Associações dos Empregados da Embrapa (FAEE), foi promovida uma noite especial a 30 empregados que se desligam da Embrapa em 2019, e que se dedicaram mais de 30, 40 anos de trabalho na empresa. O presidente da FAEE, Manoel Pessoa Filho (foto), agradeceu a dedicação de todos e conta que em 22 de março deste ano, a federação completou 35 anos, com o objetivo de levar qualidade de vida aos funcionários.

FakeNews
Nos dias 24 e 31 deste mês, acontece o curso aberto ‘FakeNews e Desinformação’, no Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe. Serão ofertadas 25 vagas e as inscrições serão feitas no local do evento. Voltada para jornalistas, advogados/as, pesquisadores/as, professores/as e estudantes, a iniciativa é um projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe em parceria com o Intervozes, a OAB e o Sindijor. Participe!

 

 

Faceira
Com altar, comemoração e aquela magia, Tânia Moura, florida e faceira, registra momento de cumplicidade com a tia, Josefina Paixão, menina de 97 anos.

Produtos da terra
Os turistas que visitam Aracaju (SE) vão muito à região dos mercados centrais para comprar castanhas de caju natural, com sal ou com açúcar, doces de leite, caju, banana, jaca e a manteiga sergipana. O comércio desses produtos é intenso.

Viva Sergipe
Para celebrar o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, o RioMar Aracaju, em parceria com o Instituto Banese, irá brindar o público com um pedacinho do Museu da Gente Sergipana, dentro do shopping. O espaço lúdico-educativo intitulado “Viva Sergipe RioMar” contará com três brinquedos que reverenciam a nossa cultura popular. Para a diversão de crianças de todas as idades, as atrações ficarão expostas de 18 a 25 de agosto, em frente à Leader, no primeiro piso do shopping. O evento irá destacar o folclore local, buscando enaltecer a sergipanidade, através da valorização da nossa identidade cultural. 

 

 

The Baggios
“Bem-te-vi” é o primeiro clipe de “Vulcão”, quarto álbum da banda sergipana The Baggios, lançado com patrocínio do Natura Musical e presente nas principais listas de “Melhores do Ano de 2018”. A música, que conta com a participação da cantora Céu, é a primeira parte de uma história que será encerrada com o clipe da música “Vulcão” com lançamento previsto para setembro. O vídeo foi rodado em Lençóis (BA), cenário da capa do álbum e foi concebido, dirigido e editado por Júlio Andrade, guitarrista e compositor da banda.

 

 

 

 

Cidadã Aracajuana
Por unanimidade, foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju, o título de Cidadã Aracajuana à Irmã Mabel, do Externato São Francisco de Assis. Oferecido pelo vereador Thiaguinho Batalha, o título é mais uma honra oferecida à Irmã Mabel pelos serviços prestados à comunidade aracajuana e a assistência que ela dá a todas as crianças do externato.

Inscrições
O prazo de inscrições para a 7ª edição do Salão de Fotografia termina hoje, 16. A iniciativa é mais uma ação da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), de fazer da capital sergipana uma cidade cada vez mais inteligente, humana e criativa. Disponibilizado no Mapa Cultural de Aracaju, o formulário de inscrição online deve ser preenchido e as fotografias devem ser enviadas no momento da inscrição, como arquivo anexo.

Médium 
Hoje e amanhã, 16 e 17, o médium Henrique Bottaro desembarca em Aracaju para sessão pública de psicografia, no Centro Espírita Casa da Prece, no bairro América. Para cada dia serão distribuídas 100 fichas, por ordem de chegada, para solicitação de cartas. Chamadas pelo médium Chico Xavier de ‘Cartas Consoladoras’, as cartas trazem mensagens psicografadas de entes queridos falecidos.

 

 

Aniversariou!
A competentíssima mastercoach Mayana Barbosa comemorou mais um ano de vida na companhia dos amigos e familiares que se reuniram numa noite festiva e carinhosa. Os filhos Helena, Eduarda e Michel,
e o genro, Pedro Salgueiro, encheram a aniversariante de carinho.