16/09/2022 as 15:30

LANÇAMENTO

Auditora fiscal do trabalho lança novo livro no próximo dia 24

Obra de Roseniura Santos fomenta debate sobre a regulação do ambiente de negócios e mudanças nos paradigmas regulatórios das reformas trabalhistas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No próximo dia 24 de setembro (sábado), às 16h, na Livraria Leitura (Shopping RioMar), acontece o lançamento do novo livro de Roseniura Santos, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, doutora em Políticas Sociais e Cidadania. A obra "A Reforma Trabalhista Brasileira e o Projeto Doing Business – Influências do Banco Mundial" demonstra a influência direta das diretrizes do Banco Mundial no processo de reforma trabalhista brasileiro pela análise da metodologia e relatórios produzidos no âmbito do Projeto Doing Business.

“Trabalhei para investigar o tema com isenção e busquei pontos em comum em diversos países. A minha experiência enquanto auditora fiscal, bem como na área de mediação, serviram para que eu pudesse me colocar no lugar das partes e também para que eu buscasse ao máximo a isenção. Para que foi feita a Reforma Trabalhista? Quais as influências do Banco Mundial? O livro, fruto da minha Tese de doutorado, tem ainda um olhar para a regulação do ambiente de negócios e mudanças nos paradigmas regulatórios da reformas trabalhistas”, informa Roseniura Santos.

No que tange ao Doing Business a autora pontua que o mesmo é um Projeto que visa monitorar os países quanto à regulação do mercado de trabalho. “Já são 190 países que aderiram ao Projeto, que busca influenciar a regulação do mercado de trabalho. De forma sucinta posso dizer que neste novo livro traço a trajetória da Reforma Trabalhista, a metodologia e os dados do Doing Business e quais as influências do Banco Mundial”, pontua a autora.

ROSENIURA SANTOS
Auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, doutora em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (2019), especialista em Design Instrucional para EAD pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (Facel), bacharela em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1995). Professora do Curso de Direito da Pio Décimo - Campus III e em pós-graduações. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, auditoria fiscal do trabalho, competência e legislação trabalhista e previdenciária.

LANÇAMENTO
Evento de lançamento do novo livro de Roseniura Santos, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, doutora em Políticas Sociais e Cidadania.

Título: "A Reforma Trabalhista Brasileira e o Projeto Doing Business – Influências do Banco Mundial" (Appris Editora)
Data: 24 de setembro (sábado)
Horário: 16h
Local: Livraria Leitura (Shopping RioMar).

PROGRAMAÇÃO
16h – Abertura: Entrega do primeiro exemplar com cerimonial
16h30 – Entrevista com a autora
17h – Sessão de autógrafos
20h – Encerramento