20/09/2022 as 11:22

IMPORTANTE

Livro infanto-juvenil sobre prevenção ao abuso infantil será lançado em Aracaju

Com a convivência, professora notou os conflitos vividos pelos pequenos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com o objetivo de ensinar a inteligência emocional e a prevenção ao abuso infantil de forma lúdica, Nathalie Lima, professora há mais de 18 anos, lança no próximo dia 22, a partir das 17h no Museu da Gente Sergipana, o livro infanto-juvenil “Turma da Aninha em A Brincadeira que Protege”, obra de sua autoria, criada a partir das suas vivências profissionais, enquanto observava o comportamento das crianças durante o intervalo das aulas.

Foi através do convívio com os pequenos que a professora pôde notar os conflitos de relacionamento vividos por eles, principalmente durante as brincadeiras. Sabendo do seu papel de educadora, Nathalie decidiu realizar então uma brincadeira para ensinar as crianças sobre relações saudáveis e também a prevenção ao abuso sexual.

”Em mais de 18 anos na sala de aula, percebi que esse assunto da educação sexual é um tabu tanto para professores como para os pais, não porque não queiram proteger as crianças, mas pelo fato de não saberem como falar sobre isso, sem contar com instrumentos práticos. Por isso, “Turma da Aninha” tem o objetivo de fazer com que professores e pais dialoguem, reflitam e discutam o tema de forma lúdica e leve, através das brincadeiras que estão no cotidiano das crianças. É uma alegria enorme lançar um livro com um objetivo tão bonito, tão profundo que é proteger crianças de todos os tipos de violência, seja psicológica, física e também a violência sexual”, destaca a autora.

No livro, será possível encontrar um conteúdo totalmente voltado para esse público em específico, utilizando uma linguagem simples e recreativa, adequada para as crianças leitoras, com o intuito de gerar o pensamento consciente sobre situações de risco, além de oferecer para pais e educadores uma ferramenta eficiente e prática que trata sobre os diversos tipos de violência e como se prevenir dessas situações.

Sobre a autora
Com mais de 18 anos de carreira, Nathalie Lima notou na rotina diária, como profissional, a necessidade que pais e mestres tinham para encontrar ferramentas simples, práticas e eficientes para lidar com um assunto tão complexo como é o da prevenção ao abuso psicológico, físico e sexual infantil. Ela abraçou a missão de proteger as crianças de todos esses tipos de violência e, através de cursos e palestras, dedica todo o seu conhecimento para conscientizar responsáveis e professores sobre a importância de um novo olhar para a infância.

O sonho dela é fazer com que “Turma da Aninha” leve crianças, pais e mestres a dialogarem e refletirem juntos sobre temas indispensáveis à infância, desenvolvendo senso crítico e, especialmente, protegendo nossas crianças de todos os tipos de violência, contribuindo ainda com o amadurecimento responsável e consciente das novas gerações.