06/05/2024 as 10:47

ENTREVISTA

JS Social entrevista Luiz Roberto Dantas de Santana

O advogado Luiz Roberto Dantas de Santana, ou simplesmente LUIZ será pré-candidato à prefeito da capital, no próximo pleito.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Através dos trabalhos desenvolvidos à frente de órgãos da Prefeitura de Aracaju (Fundat e Emsurb) e no Governo do Estado (Sedurbi), o advogado Luiz Roberto Dantas de Santana, ou simplesmente LUIZ, crava seu nome entre os mais competentes gestores públicos de Sergipe, e recebe apoio do governador Fábio Mitidieri e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, para ser pré-candidato à prefeito da capital, no próximo pleito. Luiz também passou pelo Ministério da Fazenda, Petrobras, pelo Escritório Carlos Britto e Associados e Associação Desportiva Confiança (ADC). Suas administrações são conhecidas por uma metodologia que prioriza o planejamento das ações antes da execução; criatividade; inovação; valorização do servidor; diálogo e monitoramento in loco de atividades.

JCSOCIAL- Secretário Luiz Roberto, o senhor se prepara para deixar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi). Qual a contribuição que deixa para a população sergipana?
LUIZ ROBERTO:
  O nosso trabalho foi pensado e planejado para a dinamização das obras e serviços de infraestrutura, em respeito ao dinheiro público e, principalmente, à população sergipana. Neste sentido, enfatizamos o planejamento das ações, antes da elaboração e execução dos projetos, para definir as prioridades da população. Dialogamos com a equipe técnica da secretaria, com os responsáveis pelas empresas prestadoras de serviço e monitoramos in loco as intervenções realizadas. A melhoria da mobilidade é uma dessas prioridades. Hoje, através da Sedurbi, o  Governo do Estado, realiza licitações para construção da ponte ligando os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio, na capital, e realiza estudos ambientais e de viabilidade técnica para a execução de uma nova ponte entre Aracaju e Barra dos Coqueiros. Tem o Caminho de Santa Dulce dos Pobres, entre Aracaju e São Cristóvão, a maior obra de pavimentação granítica do país em execução. Além, claro, de um elenco de obras pelos municípios que totalizam um investimento de cerca de R$ 300 milhões. Finalizamos com o lançamento do Acelera Sergipe, programa que prevê 80 obras para 49 localidades do estado.

JCSOCIAL - Sua gestão na Emsurb agradou a população da capital, tendo em vista a normalização e a regularização da coleta dos resíduos sólidos. Como se deu essa transformação, logo após a cidade ter passado dias de caos com o lixo nas ruas?
LUIZ ROBERTO:
 Ao assumirmos a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), implantamos um sistema de setorização e roteirização para atender Aracaju com a coleta do lixo domiciliar de maneira mais sistemática e eficiente. A coleta de lixo, que antes era otivo de reclamações constantes, passou a ser elogiada por todos, e Aracaju foi reconhecida pelo IBGE como a terceira capital do Brasil com a melhor oferta do serviço de coleta, alcançando, naquela ocasião, 98,9% de domicílios. Paralelamente, eliminamos mais de 1.000 pontos de descarte irregular e começamos a implantar a rede de ecopontos, onde os cidadãos e cidadãs podem descartar, sem custos, materiais recicláveis, de construção e os chamados volumosos, a exemplo de móveis e galhos de árvores. O segredo de cuidar da cidade é fazer as coisas com eficiência e pensar em soluções novas.

JCSOCIAL - Na ADC você se destacou por ter realizado um trabalho de planejamento que resultou no retorno do clube à Série C do campeonato brasileiro de futebol.  Na Petrobrás, abriu as portas para a socialização das informações relativas à empresa, por meio da Gerência de Comunicação. Como você identifica as situações para promover as melhorias?

 

LUIZ ROBERTO: Eu sempre procurei atuar com planejamento e com o conhecimento aprofundado das informações disponíveis. Ouvir as pessoas, estar aberto a novas ideias, e procurar sempre a melhor solução para os problemas que surgem nos fazem acertar mais e atender melhor às demandas e as expectativas. E é essa a metodologia que procuro aplicar no meu trabalho, independente da função.

JC - Até o momento, sua vocação como gestor é mais conhecida que suas habilidades políticas partidárias. Como avalia essa observação, e o que considera essencial para administrar Aracaju?
LUIZ ROBERTO:
 Acho que é natural e me orgulha muito esse reconhecimento. Uma boa gestão, eficiente, ética, responsável, é a principal condição para que uma cidade possa avançar. Com relação às 'habilidades políticas', a verdade é que, ainda que fora da política tradicional, é o que faço há muito tempo, no diálogo com os sindicatos quando fui gerente de comunicação da Petrobrás, com as comunidades onde fizemos intervenções que melhoraram suas vidas, e nas articulações com lideranças. Acho que tudo isso me dá a experiência necessária para que possamos investir em projetos de avanço para a nossa capital.

JC - Sua indicação à Prefeitura de Aracaju foi do então deputado Fábio Mitidieri, hoje governador de Sergipe. Como ocorreu a aproximação com o prefeito Edvaldo Nogueira ao ponto de se tornar um aliado de primeira linha, um auxiliar de total confiança?
LUIZ ROBERTO:
  Tenho uma ligação de respeito e carinho com a família de Fábio Mitidieri, especialmente seu saudoso tio Fernando França, e eles também conhecem meu ritmo de trabalho. Quando o prefeito Edvaldo pediu a Fábio que indicasse um nome para a Fundat, o meu foi o escolhido e aceito de imediato, pois Edvaldo também já me conhecia e sabia da minha disposição para o trabalho. Minha atuação nessa pasta agradou ao prefeito que, mais adiante, me convidou para assumir a Emsurb. A partir daí passei a compor a cota pessoal do próprio Edvaldo Nogueira. Quando há iniciativas produtivas, criatividade, zelo pelo bem público e comprometimento para arregaçar as mangas e trabalhar, você passa a se tornar importante dentro de um grupo, principalmente para um líder como Edvaldo, prefeito que respira a cidade que administra 24 horas por dia.

JC - Aracaju merece ter à frente da administração uma mulher ou um homem?
LUIZ ROBERTO:
 Aracaju merece uma gestão que atue com eficiência, que leve adiante o projeto de cidade implantado pelo prefeito Edvaldo e que transformou a cidade e as vidas de milhares de famílias. Precisa de pessoas experientes, que conheçam a cidade e saibam apresentar soluções e novas ideias. Precisa de uma gestão ética, que trate a coisa pública com respeito. Não é uma questão de gênero e sim de quem pode administrar melhor a cidade.

JC - O que você já tem em mente para a cidade? Quais intervenções que ainda não foram executadas e que deverão estar entre as prioridades da sua gestão? Os alagamentos, como podem ser resolvidos, é uma realidade apenas de Aracaju?
LUIZ ROBERTO:
 Vamos investir fortemente na geração de empregos e oportunidades para os jovens. Daremos continuidade às melhorias para o transporte público, cuja licitação deverá ser iniciada na atual gestão. Também precisamos ampliar o número de vagas no ensino infantil, com novas creches, e ampliar o ensino integral. Vamos também investir mais na atenção básica da saúde, permitindo mais celeridade nos atendimentos e realização de exames. Quanto aos alagamentos, eles não são uma realidade apenas de Aracaju. A depender do volume de chuva e o espaço de tempo, todas as cidades têm problemas. Vimos isso recentemente em Nova York, em Dubai. Nessa área temos tido muitos avanços nos últimos anos, como a Euclides Figueiredo, pretendemos resolver os problemas de outras áreas, como a Airton Teles e Anísio Azevedo.

JC -  Qual a mensagem que você gostaria de deixar para aquelas pessoas que ainda não lhe conhecem e não têm acesso às redes sociais, onde você está bem ativo?
LUIZ ROBERTO:
 Acessem nossas redes #luizrobertopdt e conheçam mais um pouco da nossa história e das ideias para preservar o que está dando certo nesse projeto de cidade aprovado por mais de 70% da população e avançar no que for preciso.