09/07/2024 as 10:10
ENTREVISTAO nosso entrevistado é, além de advogado, professor, Mestre em Direitos Humanos e especialista em Direito Tributário, e já compôs a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O JC SOCIAL desta semana conversou com o advogado e Mestre em Direito, David Garcez, e trouxe à tona um assunto em alta no mundo jurídico: Os atuais desafios no exercício da advocacia. O nosso entrevistado é, além de advogado, professor, Mestre em Direitos Humanos e especialista em Direito Tributário, e já compôs a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE). Também é um dos sócios administradores do Garcez & Goes Advocacia e figura entre os principais nomes nas áreas das suas especializações no cenário em Sergipe.
- JC SOCIAL - Atualmente, no Brasil, segundo dados da OAB, existem 1,8 mil cursos jurídicos e mais de 700 mil alunos matriculados. Você acredita que o país possui demanda para tantos profissionais? E qual a importância do profissional advogado para a sociedade?
DAVID GARCEZ - Houve um aumento exponencial dos cursos de direito e de alunos matriculados. Mas, apesar disso, o mercado de trabalho consegue absorver bem esses profissionais do direito, porque existem diversas carreiras jurídicas e um leque de possibilidades para o exercício da profissão. Por exemplo, a atuação no Ministério Público, na Magistratura, na Advocacia, como também na Segurança Pública. O advogado desempenha papéis cruciais na sociedade porque é através dele que a sociedade tem acesso à justiça para reivindicar os seus direitos.
JC SOCIAL - Muito se fala sobre a utilização das tecnologias no meio jurídico. Você acredita que a inteligência artificial pode contribuir para o aprimoramento do trabalho dos profissionais do Direito?
DAVID GARCEZ - A inteligência artificial tem sido um excelente instrumento de apoio para diversas carreiras profissionais e, assim como nas empresas, ela pode ser utilizada como instrumento de aprimoramento na advocacia. Então, é essencial que os advogados entendam que a inteligência artificial e as novas tecnologias, não chegaram para substituir o contato humano, mas sim para auxiliá-lo.
JC SOCIAL - No meio jurídico, muito se fala em valorização da advocacia. Na prática, estamos falando do que exatamente? Quais ações devem ser realizadas em prol dos advogados em Sergipe e no Brasil?
DAVID GARCEZ - Quando se fala em valorização da advocacia, é necessário defender o advogado enquanto instrumento, enquanto atividade essencial ao Poder Judiciário. O advogado deve ter direito ao livre acesso aos processos, tratamento igualitário e também de poder defender seu cliente e sua causa sem qualquer tipo de restrição.
JC SOCIAL - Nos bastidores do jurídico em Sergipe, seu nome é citado como um dos principais na disputa pela presidência das eleições da OAB/SE. Sua participação no pleito já está confirmada?
DAVID GARCEZ - Eu fico honrado por ter sido lembrado nesse momento, já que foram anos de intensa dedicação à casa da advocacia na minha trajetória. Fui membro de comissão, presidente de comissão, conselheiro e diretor tesoureiro. As eleições da OAB/SE estão se aproximando e eu posso afirmar que faço parte de um grupo da oposição. Se eu puder ser candidato, será uma honra, mas independentemente da posição, irei participar ativamente da eleição.
JC SOCIAL – Qual a sua opinião, enquanto especialista, acerca dos desafios relacionados à regulamentação da reforma tributária? O que temos de positivo neste cenário?
DAVID GARCEZ - A reforma tributária é uma reforma sobre o consumo. Dentro desse contexto, o principal desafio é fazer com que ela seja positiva para o setor produtivo, os consumidores e a sociedade. O que temos de positivo é que este é um movimento que simplifica o sistema tributário, de forma que facilita para quem produz e para quem consome.