05/08/2024 as 09:53
ENTREVISTAEm nossa entrevista da semana, ele antecipa alguns detalhes do evento que tem tudo para projetar Aracaju no circuito nacional de arte e design.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
JONATAL SOUSA - EMPRESÁRIO
Com mais de 25 anos de experiência no mercado editorial de Sergipe, sendo 18 deles dedicados ao segmento de arquitetura e design, o publisher Jonatal Sousa prepara-se para agraciar o público com a 1° Semana de Arte, Design e Arquitetura de Aracaju (SADA). Ao lado de sua sócia, Lídice Rodrigues, ele promete movimentar a economia criativa do Estado no período de 10 a 23 de setembro. Em nossa entrevista da semana, ele antecipa alguns detalhes do evento que tem tudo para projetar Aracaju no circuito nacional de arte e design.
JC SOCIAL – Como surgiu a ideia de criar a Semana de Arte, Design e Arquitetura de Aracaju (SADA)?
JONATAL SOUSA – O projeto nasceu da nossa vivência, minha e a da minha sócia, no mercado editorial voltado à arquitetura, ao design e à arte. Há 18 anos, produzimos a revista ArteAmbiente e, há 14, publicamos o Anuário ArteAmbiente. Em 2012, criamos o Prêmio ArteAmbiente e, anualmente, homenageamos os profissionais de arquitetura e design de interiores responsáveis pelos projetos condecorados por uma comissão julgadora. Há cerca de 5 anos, percebemos que deveríamos ir além e que Aracaju merecia ter um evento mais grandioso. Agora, este momento chegou.
JC SOCIAL – O que motivou vocês a realizarem a SADA?
JONATAL SOUSA - Viajamos diversas cidades do país cobrindo grandes eventos do segmento, acompanhamos outras iniciativas pelo mundo afora e entendemos que já era hora de Sergipe ter a sua própria semana voltada às artes e ao design, um grande evento à altura dos nossos talentos. Temos profissionais supercriativos que desenvolvem peças para grandes marcas nacionais e poucos de nós, sergipanos, sabemos disso. Muita gente ainda não sabe, por exemplo, que os nossos arquitetos Lilia Duarte e Wesley Lemos têm peças do mobiliário sendo comercializadas por empresas nacionais. Em Pacatuba, nasceu o estúdio Casa de Marimbondo que cria peças do mobiliário e artefatos tendo a taboa como matéria-prima. Dar visibilidade a essas e outras preciosidades é a nossa principal intenção. A SADA nasce com a proposta de colocar luz sobre nossa produção artística, de promover conexões entre artistas, empresários, estudantes e a população em geral, além de proporcionar intercâmbio com talentos de outros Estados.
JC SOCIAL – Qual é o objetivo do evento?
JONATAL SOUSA – Potencializar a nossa economia criativa e inspirar o nascimento de novos talentos são objetivos que nos movem. O nosso intuito é fomentar e celebrar a diversidade artística e o design inovador de Aracaju, criando um circuito dinâmico para conexões, conhecimento e bons negócios e promovendo uma movimentação na cidade em torno das artes, do design, da arquitetura, enfim, da economia criativa.
JC SOCIAL – O que o público pode esperar da SADA?
JONATAL SOUSA – Teremos uma vasta programação, com palestras, exposições, intervenções artísticas e culturais, visitas guiadas, lançamentos e talks com artistas experientes e jovens designers acontecendo em diferentes pontos da cidade. Alguns encontros serão restritos a convidados, mas a visitação a exposições e intervenções artísticas será aberta a todo o público. Importantes empresas do segmento já confirmaram participação na SADA, como a Galeria de Arte Mário Britto, Caderode, SC Home, Complementus Home, Via Millano, Villa Select, J Nunes Acabamentos e Iluminação, Colortex Tintas e Texturas, M Depósito de Arte, Le Vanille, Conceito Casa Planejados e Fast Frame. Estes locais acolherão eventos, exposições e intervenções artísticas que prometem surpreender o público.
JC SOCIAL – Já temos alguma grande atração confirmada?
JONATAL SOUSA – Os eventos, a interação entre artistas, profissionais, empresários e a população em geral e toda a movimentação em torno da nossa economia criativa são as principais atrações da Semana de Arte, Design e Arquitetura de Aracaju. O que podemos adiantar é que, no encerramento da SADA, teremos a presença do arquiteto, urbanista e designer de produtos Paulo Niemeyer, bisneto do maior nome da arquitetura nacional, Oscar Niemeyer. Ele vem a Aracaju para compartilhar um pouco da sua experiência com profissionais e convidados no dia 23 de setembro, quando realizaremos mais uma edição do Encontro ArteAmbiente. A noite no Teatro Tobias Barreto promete ser bastante especial porque, na ocasião, acontecerá também o lançamento da 14ª edição do Anuário ArteAmbiente e a outorga do 11º Prêmio ArteAmbiente.
Créditos da foto do entrevistado: Sidney Araújo