17/08/2024 as 20:00

ENTREVISTA

Social entrevista Daniel Cady

O encontro contará também com outras palestras inspiradoras, networking e ações de bem-estar. Confira a entrevista, boa leitura!

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Já diria Hipócrates há mais de 2.400 anos: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Esta frase tão poderosa e cheia de significados segue firme até os dias atuais. Inclusive, cada vez mais a ciência comprova a relação entre comer bem e manter uma ótima qualidade de vida. Por isso, convidamos o nutricionista Daniel Cady para falar um pouco sobre o poder que a alimentação saudável tem em proporcionar qualidade de vida e bem-estar. Ele estará em Aracaju, no próximo dia 23 de agosto, no evento ‘Bem Mulher’, a partir das 13h, no Arcus Hotel. O encontro contará também com outras palestras inspiradoras, networking e ações de bem-estar. Confira a entrevista, boa leitura!

JC SOCIAL – De que forma é possível fazer uma mudança na alimentação e promover a saúde, já que a troca de hábitos é tão difícil?
DANIEL CADY - 
Realmente mudar hábito é algo difícil mas não é impossível. Recriar um novo hábito é preciso de um pouco de tempo, né? Algumas pessoas falam em torno de três semanas, outras falam em torno de três meses. Não adianta, ninguém muda ninguém de fora para dentro, né? É de dentro para fora. Então, acho que a forma mais fácil de fazer essas mudanças é fazendo pequenas mudanças ao invés querer mudar tudo de uma vez. Pequenas mudanças no seu dia a dia, trabalhando o nível da consciência alimentar do que você consome é mais fácil mudar. Do que a gente mudar a nossa cabeça, então passar a comprar mais frutas, mais verduras, andar com a com a garrafinha de água e beber água com mais frequência, evitar alimentos industrializar ultra processados. Comer mais comida de verdade, né? Desembalar menos e descascar mais. Então é isso, são pequenas mudanças que a gente vai incluindo deixar de desse hábito de comer sobremesa todos os dias e ter uma e uma tem uma rotina um pouco mais saudável.

JC SOCIAL - O que é uma alimentação saudável e equilibrada?
DANIEL CADY - 
Então não existe um padrão fixo, um modelo, uma dieta perfeita, saudável. Várias combinações e composições de dieta podem ser consideradas saudáveis. Seja ela vegana ou não, o importante é comer mais comida de verdade, sem radicalismo óbvio, reduziu o máximo o consumo de alimentos ultraprocessados, biscoitinho, balinha, guloseimas eh comidas congeladas, prontas, cheias de conservantes, a gente precisa também reduzir ou evitar o consumo de bebidas açucaradas, refrigerantes, bebidas açucaradas de modo geral. Cheia de corantes, conservantes, aromatizantes. A alimentação deve ser a mais natural possível. Com alimentos frescos, da estação, com alimentos coloridos, e não uma alimentação monótona de cor. Então basicamente é isso!

JC SOCIAL- Café da manhã ainda é a refeição mais importante do dia?
DANIEL CADY - 
Não existe uma refeição mais importante do dia, o que existe é um padrão de alimentação ao longo do dia. A muito o que se discute em relação a e jejum intermitente, comer de três em três horas, o que a gente sabe hoje é que não existe um padrão, se pode ter ser considerado uma pessoa saudável comendo de três em três horas, você pode ser considerado a pessoa saudável comendo a cada doze horas, fazendo jejum entende? O mais importante é o que você come e a qualidade do que você come, a quantidade do que você come e como você se relaciona com a comida. Então não existe essa de uma refeição mais importante do que a outra, existe um programa ou um contexto alimentar saudável, tá? Então as pessoas que pulam o café da manhã ou que não sentem fome no café da manhã não precisam mais se preocupar com isso.

JC SOCIAL – Como alimentação saudável garante a oferta de nutrientes adequados para a prevenção de doenças?
DANIEL CADY - 
Eu costumo dizer que a prevenção e o tratamento de todas as doenças começa na cozinha. Isso já é muito bem estabelecido pela ciência. Nosso corpo precisa de matéria-prima, de nutrientes, de vitaminas, minerais, antioxidantes, compostos bioativos. Ele precisa dessas ferramentas, desses nutrientes para poder manter o metabolismo adequado, manter as funções dos diversos sistemas como, o cardíaco, pulmonar, cerebral, digestivo motor, ele precisa de energia, mas precisa também de nutrientes, não só calorias.  Quando falta nutrientes adequados como vitaminas, sais minerais, eh e antioxidantes nosso corpo começa a falhar ali, falhar aqui e isso causa um desafina a banda, vamos dizer assim, né? Desafina e a e o metabolismo fica desregulado tão é importante combinar um alimentação mais limpa, mais pura, mais colorida, mais fresca que a gente garante esses nutrientes adequados.

JC SOCIAL – O consumo de suplementos é desnecessários ou prejudiciais?
DANIEL CADY - 
O suplemento, como o nome já diz,  é um complemento, né? Vamos imaginar que a alimentação seja a base do e a suplementação é a pontinha do iceberg que a gente vê ali, né? Fora d'água. É um bom exemplo para gente dar o suplemento ele é algo muito individualizado, personalizado, é preciso uma avaliação médica, uma avaliação nutricional para saber qual é o nutriente que você tem a déficit ou que você tem risco de desenvolver deficiência ou que baseado naquele seu estilo de vida ou naquela sua condição de saúde você precisa suplementar para poder equilibrar, balancear e organizar o seu metabolismo. Então ele pode ser necessário em casos específicos mas se for consumido de forma aleatória pode também ser desnecessário e prejudicial.

JC SOCIAL – O que o público pode esperar do evento ‘Bem Mulher’?
DANIEL CADY – 
Vai ser um evento muito bacana, completo e descontraído. Eu vou fazer uma abordagem bem prática para que as pessoas saiam de lá inspiradas, motivadas e com já um norte, um direcionamento pra que elas consigam colocar em prática os ensinamentos da teoria, né? Não faz sentido a gente te ensinar falar um monte de coisa sendo que as pessoas não possam utilizar aquilo. Então vai ser muito bacana porque vai ser bem prático e vamos sair de lá inspirados para recalcular a rota da nossa vida, ter mais saúde, mais qualidade de vida, mais longevidade e de uma forma tranquila, divertida, alegre e feliz.