07/10/2024 as 09:04

ENTREVISTA

Lais Leite fala sobre oportunidades de intercâmbio

Nesta entrevista, iremos explorar suas motivações, projetos e a importância do intercâmbio na formação de cidadãos globais. Laís traz para Sergipe a Feira de Intercâmbio que acontecerá no próximo dia 10 de outubro, no RioMar Shopping.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta edição do SOCIAL vamos conversar com Lais Leite, uma apaixonada pela educação e pelas experiências internacionais. Residente no Canadá, ela está determinada a abrir novas portas para pessoas de todas as idades que desejam embarcar na aventura transformadora do intercâmbio. Com uma visão inovadora e um profundo conhecimento do setor, ela se destaca como uma referência em oportunidades de intercâmbio, buscando democratizar o acesso a essas experiências enriquecedoras. Nesta entrevista, iremos explorar suas motivações, projetos e a importância do intercâmbio na formação de cidadãos globais. Laís traz para Sergipe a Feira de Intercâmbio que acontecerá no próximo dia 10 de outubro, no RioMar Shopping. 

JC SOCIAL - O que motivou a criação desta feira de intercâmbio?
LAÍS LEITE -
 É um evento que a NEW Intercambio já realiza há anos em São Paulo e que decidimos trazer para Aracaju, pois aqui não existe um evento nesse modelo que seja completamente gratuito e aberto ao público. Quero disseminar a cultura do intercâmbio em Sergipe e a melhor forma é trazer um pouco do Canadá até a cidade.  

JC SOCIAL - Quais tipos de instituições e programas de intercâmbio estarão representados na feira?
LAÍS LEITE  - Teremos escolas de idiomas, que oferecem curso de inglês e francês, e colleges públicos, que oferecem cursos de nível superior de 8 meses até 4 anos. Também teremos colleges privados, cujos programas são popularmente conhecidos como "estudo e trabalho". São famosos por serem mais acessíveis e terem mais flexibilidade na aceitação de novos alunos, tanto em relação ao nível de inglês quanto ao histórico escolar do ensino médio. Independente da idade e do objetivo, com certeza temos um programa que se encaixe no que cada participante busca. 

JC SOCIAL - Como você espera que a feira beneficie os participantes?
LAÍS LEITE  - Quero quebrar mitos sobre o intercâmbio e mostrar a importância de ter uma assistência de qualidade no planejamento e durante a realização do programa. Será um dia de imersão na cultura e oportunidades do Canadá. 

JC SOCIAL - Quais são as novidades que os visitantes podem esperar nesta edição da feira?
LAÍS LEITE - Poder conversar diretamente com os representantes das instituições de ensino canadense, além de poderem concorrer a vários prêmios incríveis. Além disso, a Retrô Games Sergipe trará muito entretenimento para a feira, com expositores e games. 

JC SOCIAL - Como a sua experiência pessoal com intercâmbio influenciou a organização deste evento?
LAÍS LEITE  - Eu já fiz todos os tipos de intercâmbio: inglês geral, inglês para business, preparação acadêmica, francês, pós-graduação e, atualmente, faço um mestrado em Direito na York University, umas das melhores universidades do Canadá. Essa diversidade de experiências me permite compreender profundamente as principais dúvidas e preocupações de quem deseja estudar no exterior. Além disso, desde 2020, trabalho diretamente com intercâmbios e tenho participado de eventos do setor no Brasil e no Canadá. Essas vivências foram fundamentais para planejar este evento de maneira que ele atenda às necessidades práticas e emocionais de futuros intercambistas. 

JC SOCIAL - Quais conselhos você daria para quem está pensando em fazer um intercâmbio?
LAÍS LEITE - Não existe um planejamento perfeito, mas com certeza existe um planejamento bem estruturado. É fundamental definir objetivos e prazos, entender bem o destino e o programa escolhidos e se preparar financeiramente. Alinhar as expectativas sobre a cultura local, clima e estilo de vida do país também ajuda a evitar surpresas. Planejando com quem entende e trabalha com responsabilidade, o intercâmbio sem dúvida é uma experiência transformadora para qualquer um.