21/10/2024 as 10:46
ENTREVISTADr Esdras Guimarães Freire, “salve-salve”, exercita o otimismo e possui a simplicidade das pessoas inteligentes.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Perfil incomum de profissional da Odontologia, pelo tinoempresasial, preocupação com a felicidade do outro e gestão da sua carreira, ele efetua valiosas e cúmplices parcerias, escuta sua intuição e cresce sem alarde. Dr Esdras Guimarães Freire, “salve-salve”, exercita o otimismo e possui a simplicidade das pessoas inteligentes. Em outubro (25), celebração do Dia do Dentista, sua trajetória inspiradora o faz nosso entrevistado desta semana. Confira um pouco do nosso bate papo.
JC CADERNO SOCIAL- O que o motivou a escolher esta profissão e como foram os primeiros passos da carreira?
DR. ESDRAS GUIMARÃES - A odontologia sempre me fascinou pela possibilidade de transformar vidas e me deu a oportunidade de combinar cuidado, técnica e a chance de devolver a autoestima às pessoas. Iniciei minha trajetória em 2005, graduado pela Universidade Tiradentes, e com o exercício percebi que a sensibilidade para perceber os pacientes faz de fato diferença, é o desempate técnico.
JC SOCIAL - Quase duas décadas depois, ser reconhecido e recomendado em implantodontia e estética dentária, por pacientes e colegas, também em outros Estados, significa seu objetivo cumprido?
DR.ESDRAS - Na realidade, são consequências. Acredito que nestas duas décadas a minha meta tenha sido concretizar sonhos, fazê-los possíveis. Não permitir o paciente apenas “sonhar na vitrine”, mas entregar-lhe o melhor sorriso.
JC SOCIAL - Que mensagem o senhor deixa para seus novos colegas, os jovens profissionais que estão entrando no mercado?
DR.ESDRAS- Que façam com paixão. A odontologia exige mais do que técnica, é preciso entrega - cuidamos de pessoas, somos autorizados a participar de seu convívio com a intimidade que ela permitir e nós conquistamos. Lembro aos colegas que estão começando, que nunca paramos de aprender e de nos atualizar. Nosso paciente não é apenas um caso clínico.
JC SOCIAL - Por que diz isso, Dr? O que mais os pacientes são, além do caso clínico que os trazem ao consultório?
DR.ESDRAS - Cada pessoa que entra no consultório traz uma história e uma expectativa e cabe a nós, dentistas, proporcionar-lhe a experiência surpreendente, única, além do consultório e do que ele esperava. Sensibilidade para ouvir gera soluções que fazem sentido para a vida dele, protagonista. Asseguro que a odontologia recompensa muito mais do que profissionalmente, traz realização pessoal.
JC Social - O que o senhor celebra no Dia do Dentista?
Dr. Esdras - A evolução constante da odontologia e seu impacto na vida das pessoas. Durante quase 20 anos, vi a profissão mudar em tecnologia e tratamentos mais eficientes, e isso me entusiasma. Mas, acima de tudo, celebro o privilégio de poder transformar vidas. Cada paciente que sorri sem medo, cada pessoa que recobra a confiança depois de um tratamento bem-sucedido, torna esta profissão mais gratificante. Porque ser dentista é, sim, mudar vidas e celebramos isso todos os dias, não apenas em 25 de outubro.