11/11/2024 as 12:12

ENTREVISTA

Social entrevista Mercês Souza

Referência no cenário da arquitetura e design de interiores de Sergipe, a arquiteta natural de Recife (PE) escolheu Aracaju como lar desde o ano 2000, quando se mudou para a cidade acompanhando o esposo, o arquiteto e professor Fernando Souza.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Referência no cenário da arquitetura e design de interiores de Sergipe, a arquiteta natural de Recife (PE) escolheu Aracaju como lar desde o ano 2000, quando se mudou para a cidade acompanhando o esposo, o arquiteto e professor Fernando Souza. Desde então, Mercês Souza se dedicou a impulsionar a arquitetura e a cultura sergipanas, fundando eventos importantes, como a Mostra Aracaju, que neste ano, se uniu à CASACOR. Em reconhecimento à sua contribuição, ela acaba de receber o título de cidadã sergipana, a partir de propositura do deputado estadual Cristiano Cavalcante. Nesta entrevista exclusiva ao JC Social, Mercês fala da sua trajetória e compartilha sua gratidão.

JC SOCIAL - O que representa para você o título de cidadã sergipana?
MERCÊS SOUZA - Esse título é mais que um reconhecimento. É um laço definitivo com o povo sergipano, que sempre me acolheu com tanto carinho. Quando cheguei a Aracaju em 2000, comecei a descobrir a cultura vibrante e o talento genuíno desta terra. Ser oficialmente cidadã sergipana reforça meu entusiasmo em promover a arquitetura e a cultura do estado, algo que me dá um orgulho imenso.

JC SOCIAL - Como surgiu a ideia de criar a Mostra Aracaju?
MERCÊS SOUZA - Acreditando na potencialidade do mercado de arquitetura e decoração de Sergipe, mesmo em um momento em que o segmento de alto luxo ainda era incipiente no estado, realizamos a primeira edição da Casa Aracaju em 2000, em parceria com o arquiteto Dênis Falcão. Meu esposo Fernando foi um dos idealizadores do evento e o meu maior incentivador. Assim, quatro anos depois, nós fundamos a Mostra Aracaju. Eu sempre estive à frente do evento, mas Fernando foi essencial para o sucesso de cada edição, me ajudando nos bastidores.

JC SOCIAL - Este ano, a Mostra Aracaju se uniu à CASACOR. Qual foi a importância dessa parceria?
MERCÊS SOUZA - Ao longo dos anos, a Mostra Aracaju consolidou-se como o principal evento do setor em Sergipe e, em 2022, o evento ganhou fôlego novo com a chegada dos meus atuais sócios, os arquitetos Gilvan Acciolli e Rodrigo Fonseca. Neste ano, recebemos o convite para assumirmos a franquia da CASACOR em Sergipe. A fusão com essa marca internacional representa um marco para o estado porque unimos a tradição e o conhecimento de mercado da Mostra Aracaju com o prestígio da maior mostra das Américas. A parceria amplia o alcance dos profissionais participantes, permitindo que o talento sergipano seja visto e valorizado em todo o Brasil. Para o público, significa uma experiência ainda mais completa, integrando o que há de melhor em inovação e tendências do setor.

JC SOCIAL - Para quem acompanha sua trajetória, qual mensagem você gostaria de deixar?
MERCÊS SOUZA - Gostaria de agradecer a todos que têm feito parte dessa caminhada, especialmente à minha família e ao povo sergipano, que me acolheu de coração aberto. Aproveito para convidar a todos a prestigiarem os talentos sergipanos na CASACOR, que acontece até o dia 8 de dezembro na Rua Arício Guimarães Fortes, 454, na Atalaia. Por fim, a minha mensagem é de gratidão. Sinto-me privilegiada por ser parte dessa história e me empenharei em honrar esse título com dedicação e respeito, buscando sempre contribuir com a cultura, o design e a arquitetura de Sergipe, com foco na inovação e autenticidade.