23/12/2024 as 09:47
ENTREVISTAEm 2024, Sergipe deu passos importantes em direção ao fortalecimento de sua infraestrutura energética, com a conclusão das obras do gasoduto de transporte de GNL que conecta o terminal sergipano à malha nacional.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Em 2024, Sergipe deu passos importantes em direção ao fortalecimento de sua infraestrutura energética, com a conclusão das obras do gasoduto de transporte de GNL que conecta o terminal sergipano à malha nacional. O projeto, aguardado com grande expectativa, deve impulsionar a geração de empregos e investimentos locais. Nesta entrevista, o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, explora os impactos da obra, o papel do Estado na viabilização do projeto, e o que vem pela frente com o Sergipe Águas Profundas (SEAP), que se apresenta como um marco para o desenvolvimento econômico nos próximos anos. Também será discutido o fortalecimento da região portuária, a atração de investimentos, a operacionalização da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e a presença de Sergipe em eventos internacionais estratégicos, como a Gastech.
JC SOCIAL - Qual o impacto do novo gasoduto de GNL para Sergipe?
VALMOR BARBOSA - O gasoduto traz um impacto significativo para Sergipe, pois diversifica as fontes de energia e fortalece a infraestrutura energética. A estrutura favorece a economia local, atrai investimentos para o estado e cria empregos. Só a obra, por exemplo, gerou 70% de mão de obra sergipana. É uma construção de 25 km, abrangendo três municípios, que contou com incentivo fiscal do Governo de Sergipe através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Econômico (PSDI). Sem dúvidas, é um marco para o processo de transição energética no estado.
JC SOCIAL - Em que pé estamos no projeto Sergipe Águas Profundas (Seap)?
VALMOR BARBOSA - O Seap está em andamento, com a Petrobras em processo de licitação para a contratação de plataformas FPSO até junho de 2025. E para acelerar a transação, a companhia apostou em um novo modelo de contrato, denominado BOT. O projeto incluirá um gasoduto de 128 km, contando com R$ 60 bilhões em investimentos do Governo Federal. As plataformas terão capacidade de processar até 120 mil barris de petróleo por dia cada uma, e 18 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Além de gerar milhares de empregos, a iniciativa deve reafirmar a posição de Sergipe como nova fronteira do gás natural.
JC SOCIAL - A Sedetec e a Codise vêm liderando a operacionalização da ZPE de Sergipe. O que é a ZPE e que benefício ela traz?
VALMOR BARBOSA - A ZPE (Zona de Processamento de Exportação) é uma área onde empresas recebem incentivos fiscais, benefícios cambiais e procedimentos simplificados para o comércio exterior. Ela visa atrair investimentos industriais e tornar o estado mais competitivo. A operacionalização da ZPE está sendo planejada para as proximidades do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB). Inclusive, tivemos a recente aprovação na Alese do Programa de Estímulo à Atividade Portuária de Sergipe, que visa conceder incentivos fiscais para impulsionar as importações pelo TMIB e fortalecer ainda mais a região, junto à ZPE.
JC SOCIAL - Sobre os investimentos atraídos para Sergipe ao longo deste ano, que marcos podemos destacar?
VALMOR BARBOSA - Em 2024, Sergipe aprovou mais de 45 incentivos fiscais e locacionais, com estimativa de superar R$ 780 milhões em investimentos e criar quase 1.600 novos empregos. Esses incentivos fazem parte do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), e têm como objetivo impulsionar a implantação e expansão de negócios. Essa ação estratégica está contribuindo para a transformação industrial de Sergipe, atraindo empresas de diferentes segmentos e diversificando nosso parque fabril.
JC SOCIAL - Qual a importância de participar de eventos internacionais, representando Sergipe?
VALMOR BARBOSA - Participamos de eventos como a Gastech e a OTC, em Houston, reconhecidos como alguns dos maiores do setor de petróleo, gás e energia em todo o mundo. Isso é crucial para Sergipe, pois garante visibilidade global às potencialidades do estado e nos posiciona como centro estratégico de oportunidades. Esses eventos oferecem a oportunidade de expandir a rede de contatos, estreitar relações com empresas e lideranças do setor, além de discutir as últimas tendências e inovações tecnológicas.