05/02/2025 as 07:54

ENTREVISTA

Hugo Esoj fala sobre os desafios da administração

Em dezembro de 2024, aceitou o grande desafio para comandar a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), atendendo a um convite especial da prefeita Emília Corrêa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

HUGO ESOJ DOS SANTOS - PRESIDENTE DA EMPRESA MUNICIPAL DE SERVIÇOS URBANOS (EMSURB)

Sergipano, natural da cidade de Aracaju, Hugo Esoj sempre teve um perfil muito aguçado para o lado do empreendedorismo e, por isso, passou a atuar no âmbito comercial em diversos segmentos assim como na área de produção, organização de eventos e atividades direcionadas para o turismo regional. Em decorrência da experiência e desenvoltura articulista foi convidado pelo ex-prefeito e ex-governador do Estado de Sergipe, João Alves Filho, para assumir a assessoria estratégica da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (Semict). Nos últimos 10 anos, Esoj multiplicou conhecimento técnico na área da contabilidade e gestão pública. Em dezembro de 2024, aceitou o grande desafio para comandar a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), atendendo a um convite especial da prefeita Emília Corrêa. 

JC SOCIAL- A Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, atua na execução de serviços essenciais como a limpeza urbana e nas primeiras horas de 2025 foi preciso gerenciar o recolhimento de lixo acumulado na cidade. Qual avaliação faria desta fase inicial tão intensa?

HE- Coleta de lixo, limpeza regular das vias públicas, varrição, capinação, pintura de meio-fio, limpeza de canais e recolhimento de resíduos nas telas de contenção são as principais ações de limpeza e manutenção da cidade. No dia 1° de janeiro os trabalhos foram desenvolvidos na Orla de Atalaia com 25 equipes reunindo aproximadamente 270 agentes de limpeza que permitiu o recolhimento de 26.070 toneladas de resíduos. A suspensão da coleta de lixo e limpeza pública foi algo lamentável nesse período, no entanto esse foi nosso primeiro grande desafio encarado com humildade, comprometimento com a população, planejamento e respeitando os prazos que nos foi apresentado naquele cenário. Graças a Deus tudo foi resolvido através de um trabalho operacional intenso e seguimos cumprindo as diretrizes traçadas pela prefeita Emília Corrêa. 

JC SOCIAL- Outra competência da Emsurb é a administração de espaços púbicos e a organização do comércio. Como acontece o processo de seleção para atuar em eventos públicos?  

HE- Se faz necessário seguir alguns procedimentos para a autorização de comércio na capital. O cidadão que deseja vender algum produto nas ruas e praças deve protocolar um ofício, anexando dados relativos ao empreendimento. Em seguida, este ofício protocolado será encaminhado para a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) para que um fiscal seja encaminhado para avaliar a possibilidade de funcionamento do empreendimento no local solicitado. No caso de eventos públicos realizamos o processo de sorteio para que o vendedor ambulante concorra a um espaço para comercialização de seus produtos. 

JC SOCIAL - O Cata-Treco recolhe objetos sem utilidade evitando que sejam descartados irregularmente nas vias públicas e terrenos baldios. Quais os canais de divulgação para acompanhar a programação do serviço? 

HE- Trata-se de um serviço gratuito que tem por objetivo impedir que materiais sem utilidade como móveis velhos, eletrodomésticos, pedaços de madeira e metal sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios, pois além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular é considerado crime ambiental. Toda semana divulgamos através do portal da PMA e redes sociais @prefaracaju @emsurb a programação do serviço e caso os interessados tenham necessidade de mais informações podem entrar em contato pelo 3021-9914.

JC SOCIAL - A captura e apreensão de animais nas vias públicas também é um serviço executado pela Emsurb que oferta ainda o processo de adoção. Qual procedimento de denúncias para apreensão e adoção de animais? 

HE- O serviço é executado 24 horas por dia com a realização de rondas e apuração de denúncias nas vias públicas da capital. Para denúncias de abandono de animais o cidadão pode entrar contato pelo 99151-0315. Vale ressaltar que os animais apreendidos nas vias públicas da capital podem ser destinados à adoção (caso o proprietário não seja identificado), conforme a Lei municipal nº 2.380/96. Para adotar, o interessado precisa dar entrada em um protocolo na Direpa. É necessário ainda apresentar documento de identificação (RG e CPF) e comprovante de residência do interior do estado. Acho importante esclarecer os critérios para adoção, dentre os quais, não ser residente de Aracaju ou em um dos municípios que compõem a Região Metropolitana. Após isso é só aguardar o contato das equipes que será realizado mediante a disponibilidade do animal.

JC SOCIAL - O carnaval se aproxima e a participação da empresa pública é fundamental na garantia da organização da cidade. A Emsurb está preparada para essa demanda? 

HE- Preparamos uma programação operacional voltada à execução dos serviços de limpeza das áreas públicas, principalmente nos locais autorizados para a realização desses eventos. Podem ficar tranquilos que nos blocos de pequeno e médio porte serão disponibilizadas 15 equipes totalizando cerca de 170 agentes para atender a demanda da capital.