22/09/2025 as 11:44

ENTREVISTA

Dra. Karina Ferreira fala sobre tipos de câncer ginecológico

Para esclarecer dúvidas e reforçar os principais alertas, conversamos com a médica oncologista Dra. Karina Ferreira, que explica quais são os principais tipos de câncer ginecológico, seus sintomas, fatores de risco e os métodos de prevenção

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O mês de setembro é marcado por uma importante mobilização em prol da saúde feminina. A campanha Setembro em Flor busca conscientizar a população sobre os cânceres ginecológicos, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados contínuos. Para esclarecer dúvidas e reforçar os principais alertas, conversamos com a médica oncologista Dra. Karina Ferreira, que explica quais são os principais tipos de câncer ginecológico, seus sintomas, fatores de risco e os métodos de prevenção — entre eles, a vacina contra o HPV. Confira a entrevista:

JC SOCIAL - O Setembro em Flor é considerada uma campanha relativamente nova, qual a sua importância e origem?

DRA. KARINA FERREIRA - A campanha foi criada em 2021 pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) com o objetivo de conscientização acerca da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres ginecológicos.

JC SOCIAL  - Quando falamos em cânceres ginecológicos, quais devemos citar e qual a incidência em nosso país?

DRA. KARINA FERREIRA  - Segundo dados do INCA, estima-se aproximadamente 32.000 novos casos de tumores ginecológicos, por ano, no Brasil, incluindo os mais prevalentes como câncer de colo do útero, endométrio e ovário, além dos tumores de vulva e vagina.

JC SOCIAL  - Quais os principais fatores de risco para esses tipos de cânceres? Há sintomas em comum?

DRA. KARINA FERREIRA - A infecção pelo HPV é o principal fator de risco para os tumores de colo de útero, vulva e vagina. Quando falamos em relação ao câncer de endométrio, a obesidade e terapia de reposição hormonal são os principais fatores de risco, enquanto o câncer de ovário tem uma importante correlação com fatores genéticos.Os sintomas que devem chamar mais atenção em relação a esses tumores são: sangramento genital anormal, corrimento vaginal persistente ou sanguinolento, dor ou desconforto pélvico.

JC SOCIAL  - É possível falar em prevenção para todos os cânceres ginecológicos?

DRA. KARINA FERREIRA  - A vacinação contra o HPV e o rastreamento com teste DNA-HPV ou a citologia (Papanicolau) podem prevenir os tumores relacionados à infecção por HPV, como o câncer de colo uterino. Além disso, um estilo de vida saudável (atividade física regular, manter peso ideal) reduz a chance de câncer de endométrio e de outros tumores.

JC SOCIAL  - Tanto na rede pública como na rede privada de saúde a mulher tem acesso a essa prevenção?
DRA. KARINA FERREIRA - O SUS oferece, gratuitamente, a vacinação contra o HPV e o exame Papanicolau para prevenção do câncer de colo uterino. No sistema privado, além destes, há disponibilidade do teste de DNA-HPV.

JC SOCIAL  - Qual mensagem a médica Karina Ferreira deixa para a população feminina a partir desta campanha?

DRA. KARINA FERREIRA  - Setembro em Flor é um convite ao cuidado. Previna-se, cuide do seu corpo e da sua história.