12/01/2018 às 13h40 - Para durar

Cuide dos seus móveis de madeira e MDF

Muitas vezes, as pessoas se esquecem ou nem percebem situações que prejudicam e diminuem a vida útil dos móveis.

Você gasta por volta de 20% do valor do seu imóvel para mobiliá-lo. Por isso, compre os móveis que devem durar muito tempo, como os de cozinha, por exemplo, da melhor qualidade que você puder. Mas, além disso, é preciso ter cuidado com eles. Muitas vezes, as pessoas se esquecem ou nem percebem situações que prejudicam e diminuem a vida útil dos móveis. Então, o Morar Bem traz algumas dicas importantes para que eles possam durar por mais tempo e em bom estado.

 

Para começar, evite colocar peso excessivo no móvel. Além de ficar feia, entulhar uma estante com livros que pesam muito pode prejudicar a estrutura dela. Ou distribua os livros de uma forma melhor ou reforce a estrutura da estante, colocando prateleiras mais grossas. E mais: a cada 80 centímetros tenha algo, como uma mão francesa ou qualquer outro tipo de suporte, para sustentar o peso.

 

Na cozinha, também é necessário distribuir bem o peso de louças dentro dos armários. Por exemplo: não faça pilhas grandes de pratos e sempre misture peças pesadas e leves nas prateleiras. Além disso, se possível, coloque as mais pesadas nos armários inferiores. E reforce as gavetas que vão receber muito peso. Se isso for necessário, pense nessa questão na hora da compra, pois, depois, é um gasto a mais. Também tenha certeza de que o compartimento do micro-ondas, que é bem pesado, o suporta sem possibilidade de envergar.

 

Foto: Divulgação
ENTULHAR uma estante com livros que pesam muito pode prejudicar a estrutura dela

 

Cuidados simples

 

Outra dica importante é no uso no dia a dia. É claro que bater portas não faz bem a ninguém nem ao móvel. Além disso, lembre-se de limpar dobradiças, corrediças e trilhos para que funcionem com o mínimo de atritos. E se morar perto de praia, lubrifique as dobradiças com silicone líquido. Só as dobradiças. Isso porque ele pode manchar a madeira.

 

Mais um ponto importante é não colocar objetos que forcem as portas para fora. Na limpeza, nunca use panos encharcados ou produtos químicos. Em geral, sabão neutro e esponja úmida e usada no lado macio resolvem a questão. Outra sugestão é saber sempre contra o que seu móvel vem protegido de fábrica (de cupim, por exemplo).

 

Vale destacar que é importante proteger os móveis do calor excessivo. Mó- veis e estofados expostos ao sol podem ficar com a madeira escurecida e seca, o que pode fazê-la entortar. O MDF sofre menos, mas, mesmo assim, é prejudicado. No caso dos estofados, se forem de couro, podem ficar ressecados, e se forem de tecido, as áreas atingidas pelos raios de sol podem ficar mais claras ou manchadas.

 

A umidade é outro problema ao qual você deve estar sempre atento. Água é ruim para madeira e péssimo para o MDF e aglomerado. Estes não devem ser usados em áreas externas ou com muito contato com água de forma alguma, pois os móveis com madeira prensada incham e se desmancham. Então, mantenha-os sempre secos, observe de vez em quando para ver se há vazamentos e use a proteção de impermeáveis entre produtos líquidos e madeira ou MDF. Móveis sem fundo não são totalmente uma má ideia – e você ainda economiza! 

Comentários

comments powered by Disqus