26/01/2018 às 11h02 - Morar Bem

Estude em um cantinho especial

Com algumas dicas, você pode montar um espaço exclusivo com conforto e funcionalidade para estudar em casa

Por: Laudicéia Fernandes Da Equipe JC

As férias já acabaram. Agora é hora de começar a encarar os estudos. E para garantir que os assuntos sejam mais facilmente assimilados, é importante ter um lugar especialmente destinado a esse propósito. Deve ser um ambiente com iluminação adequada, conforto e tranquilidade, requisitos essenciais na hora de montar um cantinho dos estudos dentro de casa. Assim, além de funcional e confortável, ele também será bonito e estimulante. 

A seguir, confira algumas dicas bem bacanas. 
 

Crie um mural para anotações

Muitos estudantes assimilam melhor um conteúdo quando escrevem. Então, se for preciso deixar essas anotações à vista, use um lugar somente para isso. Um mural é uma ótima solução, que também poderá ajudar com lembretes e recados e até para organizar os materiais que você mais utiliza. Mas cuidado! A utilização errada do mural pode comprometer seu estudo. Nada de pendurar fotos do crush ou matérias de revista. Lembre-se: esse cantinho é para você se concentrar e não para ficar disperso com bobagens.
 

Atente-se para a iluminação do cantinho

Mesmo que o ambiente esteja bem-iluminado à noite, é provável que você faça sombra no livro por causa da posição de sua cabeça, já que a luz do cômodo vem de cima. Isso pode ser corrigido com uma luminária de mesa, que vai direcionar a luminosidade para objeto de leitura e evitar fadiga visual por causa do excesso de sombras. Opte pelas luzes brancas, que elas estimulam a atenção, diferentemente das amareladas, que convidam ao relaxamento. 

Separe um móvel somente para o estudo

Pode ser uma mesa, uma escrivaninha ou até uma pequena bancada. O importante é que você tenha onde colocar uma cadeira para sentar. Nada de estudar deitada na cama ou sentada no sofá. E se o móvel tiver gavetas, melhor ainda. Assim, você protege seus materiais da poeira e ainda deixa o cantinho visualmente mais limpo.

Mantenha o cantinho sempre organizado

Organização é a palavra de ordem quando se trata de um cantinho para os estudos. E a bagunça, por outro lado, pode ser fator de desconcentração, pois, quando você procurar algo de que precisa, vai ser mais difícil e demorado. Então, deixe cada item no devido lugar. Assim, você economiza tempo e aumenta a produtividade de seus estudos. Afinal, deixar tudo bem-arrumado torna a leitura muito mais convidativa e confortável.

Escolha uma cadeira confortável
Ninguém aguenta ficar muito tempo sentado sem conforto. E usar uma cadeira inadequada para estudar é terrível não somente para a coluna da pessoa, mas, também, para o estudo. A capacidade de concentração diminui muito quando o corpo não está acomodado de maneira confortável. Às vezes, basta uma almofada para deixar a cadeira mais confortável. É importante que tanto as costas quanto os pés estejam sempre bem-apoiados e que os braços façam um ângulo de 90º no cotovelo, quando você estiver escrevendo ou digitando.

Comentários

comments powered by Disqus