16/02/2018 às 08h37 - Decoração

Conheça o charme do canto alemão

O canto alemão foi uma das principais tendências de decoração em 2017 e, pelo jeito, veio para ficar.

Com um nome que vem da tradicional decoração de bares da Alemanha de manter longos bancos ao redor das mesas, o canto alemão foi uma das principais tendências de decoração em 2017 e, pelo jeito, veio para ficar. A ideia nada mais é do que fazer a substituição das cadeiras da mesa de jantar por um banco encostado na parede, que pode ser em formato de L ou simplesmente uma linha reta.

 

Segunda a arquiteta Ludmilla Brandão, além de imprimir muito estilo e personalidade no décor, o canto alemão ajuda muito na otimização do ambiente. “Uma das grandes vantagens é melhorar a circulação do ambiente ganhando mais espaço e, por aproveitar os cantos, conseguimos acomodar mais pessoas à mesa”, explica a arquiteta.

 

Outro grande truque é fazer do banco um baú. Assim, você ganha mais espaço de armazenamento para toalhas de mesa, panos de prato e coisas que precisem ficar perto da sala de jantar e da cozinha, por exemplo. Já a desvantagem é mínima e se restringe à dificuldade que as pessoas sentadas no banco podem ter em se locomover, porque, para que uma pessoa saia do local, as outras precisarão dar espaço.

 

Foto: Pinterest

 

Para quem ama receber a família e os amigos em casa, o canto alemão é uma grande pedida pela informalidade que ele imprime ao ambiente, tornando-se um ótimo lugar para horas e horas de longos papos. Conforme as dicas das designers de interiores Natália Idalgo e Jéssica Aguiar, a área de refeição se torna mais agradável nesse formato: “Você pode utilizar assentos e encostos almofadados, e também abusar das almofadas, elas deixam o ambiente bem despojado e moderno”, comenta.

 

Mesas e Cadeiras

 

Na hora de escolher a mesa – redonda, quadrada ou retangular –, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para melhorar o espaço e pensar no tamanho do espaço versus o número de pessoas que você gostaria de acomodar. “Um exemplo, se você tem um espaço mais longitudinal, é optar por uma mesa retangular, que ocupará muito bem o espaço. Mantenha sempre as cadeiras próximas à área de circulação e não encostadas na parede. Deixe o banco ocupar esse espaço, para que a passagem não seja obstruí- da”, orienta Natália.

 

Quanto à escolha das cadeiras, não há segredos: o que vale é seu gosto pessoal. Deixe bem definido o estilo que você quer que a sua decoração em geral tenha e abuse da criatividade. Mas, se ainda assim você ficar na dúvida, opte por cadeiras que conversem com o tecido do banco e que sejam confortáveis.

 

Se o canto alemão já contribui para a otimização do espaço por si só, você pode utilizá-lo para ampliar ainda mais a sua sala. “Uma dica muito versátil é o uso de espelhos nas paredes, o que dá mais profundidade e amplitude ao ambiente”, diz a arquiteta Ludmilla Brandão. (Fonte: Zap em Casa)

Comentários

comments powered by Disqus