27/07/2018 as 09:54

CUIDADOS INCORRETOS

Saiba quais as atitudes que podem danificar seu tapete

É importante verificar primeiramente a composição dele

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Saiba quais as atitudes que podem danificar seu tapeteFoto: Divulgação

Raios solares, secagem inadequada do piso, vaso e plantas sobre o tapete, vassoura com cerdas duras e abrasivas, produtos de limpeza, lavagem inadequada, queda de substância líquida, como vinho, café, tinta e urina, além do uso de objetos pesados ou pontiagudos. Você sabia que essas práticas podem destruir seu tapete? E os cuidados incorretos podem danificar drasticamente a peça. Por isso, é necessário investir em uma manutenção profissional para prologar sua vida útil.


Para um bom manuseio do tapete, é importante verificar primeiramente a composição dele, conferindo se a matéria-prima é sintética ou natural. As fibras sintéticas são feitas da indústria petroquímica, e as mais conhecidas são o poliéster, poliamida, polipropileno e vinil. Já as naturais, são de origem animal ou vegetal, sendo as mais comuns lã, seda, algodão e sisal. A lavagem periódica aumenta a durabilidade do tapete, pois o acúmulo de pó na trama danifica as fibras ao pisar.


De acordo com a designer Francesca Alzati, é recomendada a lavagem a cada dois anos. Ela explica que o tapete nasceu para ser pisado, por isso requer cuidado e manutenção. “Se os procedimentos forem seguidos da maneira correta e com frequência, as cores e tramas das peças se manterão conservadas por muito tempo, além de aumentar a durabilidade do produto”, destaca Francesca.


A remoção de manchas, por exemplo, é algo complexo e demorado, pois requer cuidado nas suas diversas etapas, produtos e também mão de obra especializada. As manchas mais difíceis de remoção são as de urina, porque, além de alterar a cor, danificam também a trama. Em qualquer caso de mancha, devem-se apenas retirar o excesso com um papel toalha. Qualquer tentativa caseira de remoção de mancha pode acarretar esgarçamento dos fios e da trama, além de descolorir o local. Por isso, é necessário contratar um profissional ou empresa especializada na limpeza de tapetes.