15/10/2018 as 10:01

Criança

Aprenda a montar uma brinquedoteca em casa

A escolha do local para fazer a brinquedoteca é muito importante. Pode ser em um cômodo sobrando em casa ou mesmo no quarto da criança.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aprenda a montar uma brinquedoteca em casa

Quem é mãe sabe que a decoração da casa muda após a chegada dos pequenos. O que dizer dos brinquedos espalhados por todos os lados? Para evitar a bagunça e promover o desenvolvimento dos pequenos – que, aliás, foram celebrados na sexta-feira, 12 de outubro, Dia das Crianças –, o ideal é investir em um espaço próprio para brincarem. Nele, elas trabalham o lúdico de forma saudável e prazerosa, onde podem brincar e se divertir em um espaço só delas. Fora que tudo fica mais organizado – ou pelo menos a bagunça se concentra em um único lugar.

Em resumo, a brinquedoteca é um local projetado para oferecer conforto, diversão e também aprendizagem para crianças de todas as idades. Nela, são criados diversos ambientes, como uma área de pintura e outra de brinquedos, que se interagem entre si, e estimulam a criatividade da criança. Destaque, também, que o quarto de brinquedos deve ser desenvolvido para que os pais possam interagir sempre com os filhos – seja na hora das brincadeiras, seja na leitura de um livro – e, com isso, criem uma relação mais estreita, duradoura e tão importante nesta fase da vida.

A escolha do local para fazer a brinquedoteca é muito importante. Pode ser em um cômodo sobrando em casa ou mesmo no quarto da criança. Nesse local, podem ser feitas pinturas temáticas nas paredes, com personagens que a criança gosta, como palhaços, bonecas e personagens animados. Também dá para utilizar adesivos de parede, que são mais práticos de utilizar e não precisam de uma grande mão de obra para a aplicação. E mais: o local também deve ser bem-arejado e ventilado, principalmente nestes dias mais quentes do verão.


Outras dicas simples podem ajudá-lo a fazer uma brinquedoteca. Por exemplo: para manter o local organizado, o ideal é usar caixas, baús e cestos, a fim de armazenar os brinquedos. Lembrando que é legal você deixar tudo na altura que a criança possa pegar, brincar e guardar de volta. Além disso, é recomendável usar cores alegres nas paredes ou paredes neutras e acessórios e móveis da brinquedoteca coloridos. E também aposte nos tapetes com muitas cores.

Móveis seguros
Mais uma sugestão é utilizar cadeiras e mesa proporcionais ao tamanho da criança, para que ela possa desenhar e se sentar com os amiguinhos. Inclusive, separe um local para a criança desenhar na parede. Pode ser um quadro negro, uma parede-lousa, um rolo de papel colocado na parede ou algo do tipo. Depois, monte um varal para expor os desenhos dos pequenos. E como não se pode esquecer dos livros, faça um cantinho da leitura, apostando também em uma poltrona confortável ou em uma cabana com almofadas e bichinhos.

É bacana, ainda, ter uma piscina de bolinhas para as crianças pequenas. Já para os maiores, use TV e vídeo game. Aliás, se o espaço é para ser dividido entre irmãos de idades diferentes, cuide bem de onde você vai armazenar os brinquedos do mais velho. É preciso ter cuidado com as peças pequenas. Assim, coloque numa altura que o grande possa pegar, mas o pequeno não.

Feito isso, devem ser colocados móveis e objetos que garantam conforto e também segurança as crianças. Armários e mesinhas devem possuir cantos arredondados, sofás e poltronas devem ser macios, confortáveis e feitos na altura das crianças, aparelhos eletroeletrônicos devem ser fixados em uma altura que não traga perigo com o uso, etc. Além disso, no local, também podem ser colocados pufes, colchonetes e almofadas, que podem ser utilizados pelas crianças na hora da leitura de livros, ou mesmo para um gostoso cochilo durante a tarde, se for o caso.


Para a escolha dos brinquedos, é superimportante que eles sejam separados para cada idade e comprados de acordo com as normas de segurança de uso, a fim de evitar pecinhas soltas ou que possam machucar as crianças. As menores preferem brincar de bonecas, carrinhos e brinquedos coloridos, enquanto que as maiores preferem jogos de montar, quebra-cabeças, jogos de tabuleiro etc.