26/10/2018 as 12:56

Dicas

Crie espaços que estimulem o desenvolvimento infantil

A tecnologia, a comunicação e as relações continuam mudando em velocidade recorde.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Crie espaços que estimulem o desenvolvimento infantil

A tecnologia, a comunicação e as relações continuam mudando em velocidade recorde. O movimento de avanço tecnológico traz, porém, reflexões importantes sobre como práticas e relações interpessoais precisam ser valorizadas e estimuladas, e como práticas desta natureza são essenciais ao desenvolvimento e ao sucesso emocional dos indivíduos.

Acompanhando este avanço tecnológico, sabe-se do movimento global de busca pelo aprimoramento e redesenho dos espaços pensados para as crianças, buscando atender e acompanhar gerações que nascem com a tecnologia na palma das mãos, mas que apresentarão lacunas em suas vivências se não estimuladas e encorajadas através de ferramentas de aprendizagem que permitam engajá-las à busca pelo conhecimento, estimulando o raciocínio através de tarefas lúdicas e espaços pensados em sua escala. É preciso encorajar o protagonismo da criança no seu caminho até o conhecimento.

A arquitetura tem papel indispensável no planejamento dos espaços que abriguem as necessidades fundamentais das crianças, sendo estas voltadas às emoções, ao senso de pertencimento e ao aprendizado mais simplificado. Cada vez mais, na busca pela retomada das origens da aprendizagem (aquela que ocorre no início de nossas vidas, dentro de casa, junto da família e com viés de descoberta e autoconhecimento), surgem espaços lúdicos e estrategicamente projetados para abrigar as atividades e necessidades das crianças, seja em casa ou no espaço escolar.

Como sugestão, ao passo em que o espaço físico favorece o crescimento, desenvolvimento e o aprendizado da criança, entende-se que criar espaços destinados às crianças, mas que tenham sido estrategicamente projetados para elas, é a forma mais assertiva de auxiliar neste desenvolvimento.