25/01/2019 as 15:12

Repaginada

Renove sua casa neste início de ano

Sem gastar muito, transforme sua residência apenas mudando as cores das paredes ou trocando objetos decorativos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renove sua casa neste início de ano

Laudicéia Fernandes
Da Equipe JC

Se os ambientes da sua casa estão pedindo uma mudança de ares, a chegada do novo ano é o pretexto ideal para fazer uma pequena, mas significativa transformação. A dica para uma reforma rápida, prática e sem grandes investimentos é trocar as cores das paredes, aplicar algumas texturas e mudar a distribuição dos sofás, estantes e mesas nos ambientes, ou seja, reorganizar a sua casa.


Para começar, reúna a família e decida em conjunto quais as cores que serão escolhidas para pintar as paredes dos ambientes. Afinal, todos irão conviver com as novas cores. Por isso, é importante escolher uma tonalidade que agrade os moradores, pelo menos nos ambientes comuns. Nos quartos, cada um pode escolher a cor predileta.

Se pintar dúvida entre uma cor e outra, fica mais fácil decidir com a ajuda da tecnologia. Em sites ou através de aplicativos, é possível fazer simulações de cores no próprio ambiente a ser pintado. Isso auxilia as pessoas a escolherem as cores, pois elas têm a oportunidade de ver como o espaço ficará em diferentes cores e tonalidades.


Quando se fala de cores, é importante lembrar que é indispensável ter cautela antes de sair pintando a casa toda. As cores precisam se harmonizar entre si para que o resultado seja o esperado. A dica é lançar mão de tonalidades mais fortes em uma das paredes do cômodo e conferir tons neutros nas demais. Assim, fica mais fácil evitar o excesso de cores, que pode deixar os ambientes carregados.

Outra dica muito importante para deixar os ambientes ainda mais bonitos e aconchegantes é aplicar texturas nas paredes. Há, hoje, no mercado uma grande variedade de efeitos decorativos, desde os mais rústicos até os mais sofisticados. Além de dar um toque diferenciado aos ambientes, eles também disfarçam imperfeições da parede.

Depois de repaginar as paredes, é hora de deixar a criatividade fluir e trocar os objetos de lugar. Mude a posição do sofá, da estante, da mesa de centro, dos pufes e até da mesa da sala de jantar. Aproveite para inserir novos elementos, como almofadas coloridas e de diferentes texturas, além de mantas, abajures, quadros e fotos que estavam esquecidos em outros ambientes ou que podem ser comprados a preços bem em conta.


Com todas essas dicas, vai ficar fácil fazer uma transformação na sua casa para receber os amigos e familiares em um lugar renovado e cheio de boas energias para começar bem 2019.