01/03/2019 as 09:23

Reforma

Retrofit da fachada promove a valorização dos condomínios

Muito mais do que uma simples reforma, ação estende a vida útil das edificações e as revitaliza.


Retrofit da fachada promove a valorização dos condomínios

A restauração das fachadas e a reforma de prédios e edifícios ganham cada vez mais fôlego no mercado imobiliário. Pintar, trocar pastilhas, mudar o revestimento. O processo chama-se retrofit e consiste em reformar fachadas de prédios para que eles fiquem mais bonitos e valorizados.

Muito mais do que uma simples reforma, o retrofit estende a vida útil das edificações e as revitaliza, ao mesmo tempo em que preserva a memória e permite um renascimento do imóvel. Ele mantém o que há de bom na construção existente e faz a adequação às normas e exigências atuais, com uso de tecnologias e materiais modernos. Dessa forma, o bem arquitetônico renasce mais moderno e adequado às necessidades contemporâneas.


Aliás, a aparência do empreendimento é um dos fatores importantes quando o assunto é valorização. De acordo com a arquiteta Thiciana Cardoso, do escritório Morenita & Thiciana Arquitetura e Interiores, o mercado está percebendo que o tratamento das fachadas é importante não apenas pela harmonia, pelo aspecto estrutural e construtivo, mas, também, para promover alguns benefícios para o próprio condomínio”, disse ela.


Localizado no bairro São José, o Edificio Veleiros, em breve, estará de “cara nova”. Os portões de ferro estão sendo substituídos por portões de alumínio e gradil branco, e a fachada e portaria serão revestidos com pastilha, modernizando a arquitetura do condomínio. Para os ambientes reformados, as arquitetas usaram revestimentos claros em composição com revestimentos escuros para destacar os detalhes. Foram usadas pastilhas de cerâmica de duas tonalidades, revestimento amadeirado na fachada e revestimento de pedra rústica antiderrapante para os pisos. “O projeto foi elaborado pensando nas principais necessidades dos moradores, unindo sempre a estética à funcionalidade. Levamos em consideração transformar os ambientes reformados em volumetrias limpas, que remetessem leveza e sofisticação. Assim como levamos em consideração a escolha dos materiais utilizado para acabamentos, todos os detalhes foram pensados de forma a harmonizar com o restante da edificação existente”, explicou Thiciana Cardoso.

Para o corretor imobiliário Wagner Luís Corrêa, da Contratus Imobiliária, fachadas atraentes podem gerar um aumento de 15% a 20% no preço do imóvel. “Existem muitas formas de valorizar um imóvel. A maioria das soluções é simples e, com um pouco de planejamento, podem ser adicionadas ao calendário dos condomínios sem causar transtornos aos usuários”, comentou ele.











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.