12/04/2019 as 08:36

Qualidade

Vai pintar seu imóvel? Não compre “gato por lebre”

A plataforma digital www.tintadequalidade.com.br lista as marcas de tinta que cumprem os requisitos estabelecidos nas normas técnicas e as que não estão em conformidade.


Vai pintar seu imóvel? Não  compre “gato por lebre”

Antes de pensar em pintar uma parede ou até mesmo um imóvel por completo, é importante saber que existe uma ferramenta que ajuda o consumidor a não comprar “gato por lebre”. A plataforma digital www.tintadequalidade.com.br lista as marcas de tinta que cumprem os requisitos estabelecidos nas normas técnicas e as que não estão em conformidade.


A qualidade de uma tinta é analisada pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias em função do que está definido nas normas técnicas em relação a fatores como poder de rendimento, cobertura, secagem e resistência à limpeza. As tintas não conformes (as que não atendem às exigências das normas técnicas) exigem mais demãos na hora de pintar, não têm a mesma durabilidade em relação às intempéries e resistência à limpeza que um produto qualificado da mesma categoria, levando o consumidor a obter um resultado pior e a gastar mais com aplicação e repintura.

O PSQ – Tintas Imobiliárias realiza auditorias em amostras de tintas coletadas em unidades fabris e em revendas do varejo em praticamente todo o Brasil. As tintas são avaliadas em laboratório e trimestralmente é emitida uma lista de fabricantes qualificados (empresas participantes do programa que tenham um histórico positivo de análises e mantenham constante a conformidade de todas as marcas de tintas produzidas em todas as suas unidades fabris) e uma relação de empresas e marcas que estão fora da conformidade (são aquelas que fabricam sistematicamente produtos que não atendem às especificações das normas técnicas).


“A plataforma Tinta de Qualidade reúne essas listas e permite a consulta do status de uma marca ou empresa. É uma ferramenta de defesa do consumidor, pois permite consultar se o produto que ele está pensando em levar para sua casa é testado e aprovado ou é um produto fora das especificações”, diz Antônio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).