12/04/2019 as 08:36

Qualidade

Vai pintar seu imóvel? Não compre “gato por lebre”

A plataforma digital www.tintadequalidade.com.br lista as marcas de tinta que cumprem os requisitos estabelecidos nas normas técnicas e as que não estão em conformidade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Vai pintar seu imóvel? Não  compre “gato por lebre”

Antes de pensar em pintar uma parede ou até mesmo um imóvel por completo, é importante saber que existe uma ferramenta que ajuda o consumidor a não comprar “gato por lebre”. A plataforma digital www.tintadequalidade.com.br lista as marcas de tinta que cumprem os requisitos estabelecidos nas normas técnicas e as que não estão em conformidade.


A qualidade de uma tinta é analisada pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias em função do que está definido nas normas técnicas em relação a fatores como poder de rendimento, cobertura, secagem e resistência à limpeza. As tintas não conformes (as que não atendem às exigências das normas técnicas) exigem mais demãos na hora de pintar, não têm a mesma durabilidade em relação às intempéries e resistência à limpeza que um produto qualificado da mesma categoria, levando o consumidor a obter um resultado pior e a gastar mais com aplicação e repintura.

O PSQ – Tintas Imobiliárias realiza auditorias em amostras de tintas coletadas em unidades fabris e em revendas do varejo em praticamente todo o Brasil. As tintas são avaliadas em laboratório e trimestralmente é emitida uma lista de fabricantes qualificados (empresas participantes do programa que tenham um histórico positivo de análises e mantenham constante a conformidade de todas as marcas de tintas produzidas em todas as suas unidades fabris) e uma relação de empresas e marcas que estão fora da conformidade (são aquelas que fabricam sistematicamente produtos que não atendem às especificações das normas técnicas).


“A plataforma Tinta de Qualidade reúne essas listas e permite a consulta do status de uma marca ou empresa. É uma ferramenta de defesa do consumidor, pois permite consultar se o produto que ele está pensando em levar para sua casa é testado e aprovado ou é um produto fora das especificações”, diz Antônio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).