20/05/2019 as 11:45

Sofisticado

Painéis: versatilidade e beleza na hora de decorar

Tendência no décor, eles podem ter o estilo desejado pelo cliente – do clássico ao rústico, passando pelo moderno.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Painéis: versatilidade e beleza na hora de decorar

Versáteis e com diversas variedades de acabamentos, os painéis em madeira ganharam força na decoração. Sejam grandes ou pequenos, coloridos ou mais sóbrios, de vários formatos, esses elementos podem ter o estilo que for desejado pelos clientes. A arquiteta Thiciana Cardoso explica que os painéis podem ser usados em diversos ambientes, como cozinhas, salas, quartos e até mesmo em lavabos. “Os painéis são uma solução prática, não apenas por otimizarem espaços, mas, também, para delimitar ambientes, esconder fiações, como os painéis de TVs, revestir paredes e portas, entre outras utilidades. O céu é o limite. Basta deixar a criatividade aflorar”, disse ela.


Os painéis, na sua maioria, são feitos de MDF ou MDP, que são materiais leves. Mas nada impede que sejam feitos em madeira maciça. De acordo com Thiciana Cardoso, eles facilmente são inseridos nos ambientes e, a depender do estilo da decoração, podem combinar inúmeras cores e texturas. Mas tudo na medida certa. “As mais procuradas são as texturas que se assemelham à madeira natural e as unicores (cores lisas). O leque é variado: desde tons sóbrios a fortes, imitando pedras nobres, como os mármores, e até mesmo cores mate ou com alto brilho”, comenta a arquiteta.


No projeto assinado pelo escritório de Thiciana Cardoso em parceria com Morenita Bispo, o painel foi usado em quase todo o cômodo. “Utilizamos uma cor clara para harmonizar com o ambiente. Ele foi colocado em toda a parede, inclusive na porta, dando modernidade e sofisticação à sala, que é integrada com a sala de jantar”, disse ela.

Do clássico ao moderno, fato é que o painel de madeira na decoração dos ambientes da casa permite criar diferentes estilos. A composição do restante do projeto é o que vai ditar o estilo, como o caso da mistura entre madeira e concreto.