31/05/2019 as 12:39

Moradia

Ciência comprova: morar perto da praia faz bem

Na Capital da Qualidade de Vida, como Aracaju já foi intitulada há alguns anos, muitas construtoras apostam em empreendimentos bem pertinho da praia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ciência comprova: morar  perto da praia faz bem

Há quem se preocupe com o estrago causado pela maresia. Há quem goste do cheirinho de mar que entra pela janela. O que quase ninguém sabe é que a ciência comprovou que morar perto da praia promove felicidade, aumenta o bem-estar e a saúde física e mental. Um estudo realizado na Nova Zelândia mostra que morar perto do mar diminui o estresse e garante melhor qualidade de vida. Isso porque, segundo a pesquisa, os efeitos do azul do mar estão relacionados com a redução do estresse psicológico.

Então, é melhor mudar o discurso – bem comum em Aracaju – de que a praia é longe. Afinal, vale a pena enfrentar 15 minutos de transito para desfrutar de tantos benefícios. Outro motivo a ser considerado é que o ambiente incentiva a prática regular de atividades físicas, tão importante para a saúde física e mental. Além disso, viver perto do mar ainda aumenta chances de exposição ao sol e, consequentemente, à vitamina D, que protege o sistema imunológico, eleva os níveis de endorfina, reduz o risco de câncer e melhora a saúde óssea.

Vale destacar, ainda, que a água salgada fortalece o sistema imunológico, hidrata a pele e aumenta a circulação, excelentes razões para uma convivência mais próxima ao mar. E mais: de acordo com um estudo feito pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, os sons do mar ativam o córtex pré-frontal do cérebro, área associada a emoções e autorreflexões, fazendo com que a capacidade de bem-estar e autoconhecimento seja ampliada. As ondas dos oceanos ainda geram íons negativos, que, absorvidos, promovem alterações moleculares no corpo, gerando sensação de paz e equilíbrio.

Há algum tempo, o corretor de imóveis Fernando Oliveira “trabalha” essas vantagens com os clientes dele. “Em uma cidade como Aracaju, onde tudo é perto, morar perto da praia, é uma baita vantagem. Sou um entusiasta da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. Precisamos ir para casa e desconectar, encontrar conforto, calma, acolhimento. É muito importante curtir o lar, sentir prazer mesmo. Acordar e olhar a praia, o sol, dá muito ânimo, e há, de fato, comprovações científicas [sobre isso]. Sempre insisto: aproveitem Aracaju”, ressalta.

Na Capital da Qualidade de Vida, como Aracaju já foi intitulada há alguns anos, muitas construtoras apostam em empreendimentos bem pertinho da praia. Alguns, inclusive, com vista para o mar, o que é um diferencial e tanto na hora de vender um imóvel. Em geral, são unidades espaçosas, com ampla varanda gourmet, que valorizam a convivência entre a família e os amigos. A proximidade com o mar, os benefícios que ele traz, a bela vista e o aconchego do lar são a mescla perfeita para garantir bem-estar, conforto e comodidade, ou seja, a tão sonhada qualidade de vida.