07/06/2019 as 10:28

Reunião

Frente Parlamentar de Engenharia será lançada em Sergipe

A reunião de Colégio de Presidentes terá a presença do presidente eleito da ABNT, engenheiro Mário William Esper, que fará a apresentação institucional da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do convênio firmado com o Confea.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aracaju vai sediar nos dias 12, 13 e 14 deste mês, a 3ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Nesses três dias, o presidente do Confea, Joel Krüguer e lideranças dos Conselhos Regionais de Engenharia e de Agronomia de todo o País vão discutir uma extensa pauta com temas relevantes para os profissionais e a sociedade. Na ocasião será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento do Estado de Sergipe.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Arício Resende Silva, a instalação da Frente é um importante mecanismo de diálogo e de aproximação do Crea-SE com o Poder Legislativo. “Sem dúvida, um espaço importante para defender debates e projetos de interesse comum do engenheiro, engenheiro agrônomo, geólogo, geógrafo e meteorologista. É uma ação que soma com a Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento, do Confea, que defende a retomada do crescimento do País”, destaca Arício Resende.


O presidente também ressalta que a instalação da Frente é uma iniciativa do deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB) e vai ocorrer no dia 14 de junho, terceiro dia da reunião, às 9h, no Delmar Hotel, local da realização do Colégio de Presidentes.

A reunião do CP traz para debate demandas e sugestões que visam à melhoria do Sistema. Dentre os itens da pauta está a proposta do Crea-SE. “Propomos que o Sistema Confea/Crea, por meio das instâncias competentes, analise a situação existente e defina de forma clara a adoção de procedimentos pelos Conselhos Regionais quanto à aceitação ou não de cadastro de cursos ofertados por institutos de qualificação, que através da terceirização de atividades acadêmicas de uma instituição ensino promovam sua oferta e realização. Hoje, existem entendimentos e procedimentos diferenciados quanto à questão cadastral de cursos”, explica o presidente do Crea-SE.

A elaboração do Manual de Operacionalização da Resolução nº 1.073 também faz parte da pauta. Ela regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, a ser aprovado através de Decisão Normativa específica.

ABNT
A reunião de Colégio de Presidentes terá a presença do presidente eleito da ABNT, engenheiro Mário William Esper, que fará a apresentação institucional da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do convênio firmado com o Confea. “O convênio alcança o profissional que está na ponta, porque oferece aos profissionais registrados no Sistema 50% desconto na compra de qualquer norma técnica. Os profissionais associados à Mútua têm 60% de desconto”, informou Fabyola Resende, engenheira eletricista com especialização em segurança do trabalho, que responde atualmente pela Gerência de Relacionamentos Institucionais (GRI).