17/06/2019 as 09:40

Decoração

Gessos 3D: elegância e sofisticação nas paredes

Com material, é possível transformar decoração da casa com preço acessível

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O gesso 3D está em alta no mercado da decoração. Cada vez mais, aumenta a procura para instalação em paredes. Com diversos formatos disponíveis, como ondas, geométricos ou florais, são indicados para espaços distintos, como em residências ou ambientes corporativos. Assim, as linhas retas dão lugar à ideia de movimento, dando uma atmosfera de elegância e sofisticação ao décor.
A vantagem é que toda essa transformação na decoração da casa é possível com um preço acessível, segundo a arquiteta Flávia Emanuela Cruz. Para ela, a utilização do gesso 3D dá mais personalidade ao espaço, deixando o ambiente mais moderno, de maneira prática e rápida, e sem onerar tanto o orçamento.


“O local terá um impacto maior do que uma simples pintura e com um grande destaque para uma parede, deixando o espaço elegante e diferenciado”, aponta Flávia Emanuela.

Por sua vez, a arquiteta Vanessa Dantas, sócia de Flávia, dá algumas dicas para que haja harmonia na decoração com o uso do gesso 3D. “Uma regra simples é seguir a proporcionalidade: paredes maiores permitem formatos maiores e assim por diante. Isso pode ser seguido também se o 3D for aplicado apenas em um detalhe, em uma faixa da parede, pois formatos grandes e com muita complexidade receberam muitos recortes e podem perder sua beleza”, orienta.

Iluminação e mão de obra
A arquiteta Vanessa Dantas explica que a dica principal para o décor com gesso 3D é sempre utilizá-lo com uma iluminação para destacá-lo. Isso, segundo ela, é o suficiente para tornar um ambiente bem-decorado e elegante, sem o uso de quadros e outros recursos. “É a sombra causada pela volumetria das peças que gera a beleza delas”, define, e cita os mais utilizados. Os spots com lâmpadas dicroicas, pequenas luminárias comumente conhecidas como olho de boi, que servem para dar destaques pontuais ao longo da parede com o 3D, e a iluminação indireta, que é uma opção que distribui a luz mais uniformemente, trabalhada em sancas de gesso com lâmpadas tubulares ou fitas de led, são as mais usadas, conforme Vanessa Dantas.

Para a execução do serviço, a arquiteta alerta para a importância de contratar um profissional experiente, para que não haja frustração com o resultado. “Os variados formatos e detalhes das peças de gesso podem perder sua caracterização caso o profissional que for emassá-las e pintá-las não tenha a habilidade e paciência para seguir seus contornos e dar uma boa finalização”, alerta Dantas.

Cores
O gesso 3D vem apenas na cor branca; ele precisa ser emassado e pintado após aplicação. O cliente pode escolher a cor de sua preferência para a peça, mas é preciso cuidado para não quebrar o equilíbrio na decoração do ambiente. “A melhor forma de equilibrar essa cor do 3D com as cores do restante da decoração é escolher de três a quatro cores que combinem entre si, para servirem de paleta de cores do ambiente e selecionar peças de decoração com base nessas cores. Uma dica ‘tiro e queda’ é só utilizar cores neutras ou off-white como base do ambiente, e colocar pontos de cor na decoração, a exemplo de almofadas e quadros”, esclarece Vanessa Dantas.

A arquiteta Flávia Emanuela chama atenção para o fato de haver muitas opções no mercado. Para não quebrar a cabeça com a escolha, ela aconselha a contratação um profissional arquiteto ou designer de interiores para indicar as melhores escolhas, de acordo com o gosto do cliente.