21/06/2019 as 10:47

Festejos

Decoração de Festa Junina: ideias simples e baratas

Nas festas de São João, as pessoas vestem os seus trajes caipiras e se entregam às atrações juninas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Desde o início de junho, os sergipanos já começam a sentir o clima das festas juninas! Para ficar ainda mais animado, o arraiá merece enfeites temáticos, como das bandeirolas, balões coloridos, chapéus de palha e muitos outros elementos que resgatam o universo caipira.


Nas festas de São João, as pessoas vestem os seus trajes caipiras e se entregam às atrações juninas. Elas se envolvem com as brincadeiras, dançam quadrilha e experimentam os principais pratos típicos. Para quem organiza o evento, uma das principais preocupações é acertar no décor.


A decoração de São João precisa ser alegre e descontraída. Ela deve incorporar os principais símbolos juninos e alguns elementos rurais. É fundamental colocar a criatividade para trabalhar e ir muito além das tradicionais bandeirinhas coloridas.
Para que a festa junina se torne incrível, é importante se preocupar com os detalhes da decoração. Flores, santinhos, plaquinhas e doces confeitados fazem toda a diferença na composição.

Como decorar
As bandeirinhas são elementos essenciais para a decoração pendente da festa junina. Elas normalmente são confeccionadas com papel de seda colorido, mas ficam bem mais bonitas e criativas quando são feitas com retalhos de tecidos estampados.
A festa junina faz homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São Pedro e São João. As imagens deles podem ser impressas em plaquinhas e decorar os doces, como é o caso dos pedaços de bolo de fubá.

Além disso, os itens que são usados no dia-a-dia dos sítios e fazendas podem aparecer na decoração da festa junina, pois eles fazem referência ao estilo de vida caipira. Panelas antigas, bules, guardanapos coloridos, porta-talheres de madeira e colher de pau são algumas ideias de objetos. Itens que estão relacionados às crenças populares também são interessantes, como é o caso da imagem de Santo Antônio.

Além de servir para as bandeirinhas, o papel de seda também pode ser usado para fazer lanterna plateaux, margarida, leque e guirlanda-margarida. Estas peças deixam a decoração pendente mais original.


O balão é um dos principais símbolos da festa junina. Ele pode servir de inspiração para fazer um enfeite pendente, confeccionado com papel colorido.


A festa junina tem diversas comidas típicas que dão água na boca, tais como milho cozido, paçoca, pé de moleque, maçã do amor, bolo de fubá, cuscuz e quindim. Estas iguarias podem ficar expostas e contribuir com a decoração da mesa principal.


O chapéu de palha é um acessório tradicional do look caipira, mas também pode ser usado como bandeja na decoração.
O xadrez é uma estampa muito usada na decoração da festa junina. Ele aparece nas toalhas de mesa, nos retalhos de tecidos e nas embalagens dos doces. Tanto as flores do campo como os girassóis trazem à tona a atmosfera rural. Elas ajudam a deixar a decoração da festa junina mais alegre, delicada e acolhedora.

Para decorar a mesa dos convidados, invista em um porta-guardanapo confeccionado com palitos de sorvete e bandeirinhas de EVA. É um detalhe simples, mas que faz toda a diferença na decoração!

Uma legítima festa junina pede muitas cores na decoração, por isso vale a pena forrar a mesa principal com uma linda toalha de bandeirinhas coloridas. O evento ficará mais alegre e divertido. O arranjo de festa junina é muito simples de ser elaborado. Você só precisa de uma garrafa de vidro transparente, pipocas e flores amarelas. Depois de pronto, esse enfeite fica lindo como enfeite de mesa.


Para deixar a festa com um ar caipira e caseiro, vale a pena montar arranjos com flores coloridas e utensílios domésticos, como é o caso do bule de café. É uma ideia charmosa, simples e que não pesa no orçamento.


Não sabe como personalizar os sanduíches que serão servidos na festa junina? Invista as bandeirinhas coloridas fixadas com cola quente em palitinhos. Essa ideia também pode ser adaptada para bolos e doces.


Por fim, para criar um verdadeiro arraiá dentro de casa, invista nas luzes decorativas. Nesse caso, elas foram elaboradas com pisca-pisca e copinhos encapados com tecido estampado.