23/10/2019 as 10:03

INVESTIMENTO

Fábrica de cimento deve gerar mais de 10 mil empregos em Maruim

Na produção, a previsão é que sejam gerados 500 empregos diretos e 2 mil indiretos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábrica de cimento deve gerar mais de 10 mil empregos em MaruimAscom/PMM

Com a participação de cerca de 400 pessoas, aconteceu na noite da última segunda-feira, dia 21, no Clube Municipal João Gonçalves dos Santos, em Maruim, no Interior de Sergipe, audiência pública com objetivo de apresentar o projeto de instalação da fábrica de cimento e mina de calcário e argila no município de Maruim. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), responsável pelo projeto, estima gerar 2.500 empregos diretos e outros 10 mil durante a construção da fábrica. Na produção, a previsão é que sejam gerados 500 empregos diretos e 2 mil indiretos.

Durante a explanação, Alexandre Ferreira, gerente ambiental da CSN, explanou sobre a necessidade da mina para a retirada de calcário e da argila, que são minerais utilizados na fabricação do cimento. A expectativa é de que a fábrica tenha capacidade de produzir por ano cerca de 4 milhões de toneladas de matéria-prima. Além disso, o gerente explicou que esta execução mudará o cenário econômico local e estadual, pois outras empresas devem ser instaladas com objetivo de fornecer materiais, serviços e outras atividades diretas e indiretas à Companhia Siderúrgica Nacional.

A CSN contratou uma empresa, que fez análise para identificar os impactos que poderão ser causados na região. A empresa pretende realizar programas socioambientais; monitoramento da qualidade do ar, das águas e do solo; recuperação de áreas impactadas; auditorias ambientais; monitoramento de ruídos e compensação ambiental. O investimento de mais de R$ 1 bilhão é a garantia de uma produção a seco, sem usar água, que favorece à diminuição do consumo de energia e combustíveis, muito importante para redução de poluição no ar.

O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, não escondeu a felicidade durante discurso na audiência pública. “Com muita alegria, externo votos de agradecimentos aos empresários e ao Governo de Sergipe, que não mediram esforços na viabilização de projeto em Maruim. A partir da instalação desta fábrica, será um divisor [de águas], do antes e depois, um marco na história do município, que deve gerar empregos e transformar consideravelmente a vida de milhares de maruinenses e moradores de áreas adjacentes”, afirmou.

 

CSN no Nordeste

Jackson Andrade, secretário de Indústria e Comércio do Município de Maruim, também destacou que o município vem buscando atrair outros investimentos, que, somados, devem melhorar a qualidade de vida da população. “Quando iniciamos os primeiros contatos com os representantes da CSN, tivemos a certeza de que ali nascia um grande empreendimento por causa da seriedade e da credibilidade de uma empresa que tem experiência no mercado e tem o respeito dos investidores. Também ressalto o apoio incondicional do Governo do Estado neste projeto, que, a partir do nosso portfólio cadastrado na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), sugeriu investimentos para o nosso município”, destacou o secretário municipal.

A fábrica de Maruim será a primeira da CSN no Nordeste e a terceira em todo o País. De acordo com representantes da empresa, a unidade de Maruim deve ser construída nos moldes da unidade instalada em Arcos, no Estado de Minas Gerais.

A audiência reuniu autoridades, empresários e representantes das comunidades envolvidas no projeto. José Augusto Pereira de Carvalho, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, representou o governador do Estado, Belivaldo Chagas. Também participaram da audiência Gilvan Dias, diretor-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); Paulo Alceu, coordenador de Meio Ambiente da Petrobras; André Silva Rosário, supervisor de Engenharia e Planejamento da Energisa; Críscia Barbosa, analista de Planejamento da Energisa; Sérgio Longo, gerente geral de Projetos da CSN; e Luiz Alpes Barreto, gerente de Projetos da CSN.

Também estiveram presentes os vereadores de Maruim Moisés Azevedo, Ermerson Porto, Clóvis Menezes, Júnior Santana e Maria Angélica de Jesus, a presidente da Câmara. A vereadora Arlinda Vieira justificou a ausência com atestado médico. Os secretários municipais Professor Souza (Educação), Pedro Henrique Coutinho (Administração), Gilton Rezende (Cultura e Turismo), José Wilson Santana (Articulação Política), Mário Sérgio (Esporte e Lazer) e o chefe da Guarda Municipal, Valfrides Viana, também compareceram à audiência pública, que contou, ainda, com a participação do ex-prefeito Murilo Mota de Oliveira; Stênio Maynart e Júnior da Ipanema.