31/10/2019 as 14:54

LUMINOTÉCNICA

Verão à vista: é hora de caprichar na iluminação das áreas externas

Veja algumas dicas que farão diferença na hora de iluminar varandas, quintais, jardins e áreas de piscina

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Verão à vista: é hora de caprichar na iluminação das áreas externasDivulgação

Fim de ano é o momento de reunir família e amigos para encontros únicos. Nessas ocasiões, as áreas externas da casa ou do apartamento são as mais requisitadas em razão dos dias de calor. Seja na cidade, na praia ou no campo, é preciso pensar com atenção na iluminação de espaços, como varandas, quintais, jardins e áreas de piscina. Assim, veja algumas dicas para auxiliar neste desafio.

 

Proteção garantida

Pouca gente sabe, mas as luminárias para áreas externas (cobertas ou descobertas) possuem um índice de proteção que garante a resistência às intempéries (chuvas, ventos, etc.). Na hora de comprar um produto, escolha, no mínimo, o IP65, representando a sua resistência à poeira e aos respingos d’água. Já o IP67 é ainda melhor, pois tem a mesma proteção e ainda garante a imersão temporária do produto na água.

 

Produtos indicados

Para quintais e áreas de piscina, os balizadores e embutidos de solo são ótimas alternativas, pois iluminam os caminhos e garantem a segurança da família. Nos jardins, espetos e projetores são boas pedidas para clarear vegetações e árvores, valorizando o paisagismo. Já os postes são excelentes para levar iluminação para alguma área vasta de gramado. Nas fachadas, vale investir em arandelas de efeito para dar um destaque especial à casa.

 

Temperatura de cor

De todas as formas, luzes de temperatura na cor branca quente (2400K a 3000K) são as melhores opções quando se deseja aconchego e acolhimento, além de apresentar um Índice de Reprodução de Cor (IRC) mais próximo de 100, garantindo que as cores das plantas e de outros elementos da casa sejam reproduzidos da forma mais fiel possível.

 

Casas de Praia x Maresia

Na hora de eleger as luminárias para a casa de praia, fique atento a algumas características capazes de garantir maior vida útil para as peças. Verifique na embalagem e na descrição do produto se ele é resistente à maresia e se possui o índice de proteção de, no mínimo, IP65. Outra recomendação é escolher peças fabricadas com materiais de maior resistência à corrosão originária do cloreto e sulfato, que são espalhados pelo vento. O uso de peças de PVC, madeira ou alumínio são excelentes opções para ambientes litorâneos.

Alguns cuidados são bem-vindos na manutenção das peças feitas de PVC, madeira ou alumínio. Para o PVC, a retirada de pó e a limpeza com água, sabão neutro e pano limpo são os suficientes. Já a madeira pede um lixamento e a aplicação de verniz pelo menos uma vez por ano. Quando se fala do alumínio, convém usar esmalte sintético, pintura epóxi, eletrostática ou anodização, que garantem maior proteção da peça. No entanto, vale lembrar, que, em todos os casos citados, esses tipos de acabamentos não garantem a resistência total à maresia, porém ajudam a amenizar os eventuais desgastes.