21/08/2020 as 08:27

MORAR BEM

Como usar quadros na decoração de ambientes

Peças podem ajudar na concentração, dar alegria, maior sensação de aconchego

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Como usar quadros na decoração de ambientesIlustração

De acordo com a pesquisa recente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), houve um aumento de 23,61% no número de vendas online de móveis e itens de decoração entre 1º de março e 30 de abril, ou seja, no auge da pandemia, as pessoas foram impulsionadas a mudarem seus ambientes.

O artista Ariel Busquila chama atenção para fazer uma boa escolha e ressignificar um ambiente: é necessário entender as características de cada personalidade. É por isso que ele dá algumas dicas para acertar na harmonização. “Quadros não servem apenas para deixar o lugar bonito. Eles podem ajudar na concentração, dar alegria, maior sensação de aconchego. Mas, antes de decorar os ambientes da sua casa, alguns fatores devem ser levados em conta na hora de escolher a obra, como iluminação e tamanho do espaço, além da composição visual de todo o ambiente”.

Se for um espaço monocromático, um quadro colorido quebra a “frieza”. Assim como se for um ambiente com muitas cores, muitos objetos de decoração, móveis, etc., uma obra mais sóbria pode dar equilíbrio ao cômodo.

Um quadro com traços e cores muito fortes em um espaço pequeno pode causar um certo desconforto em quem vê. Assim como um quadro pequeno, com cores opacas, em um ambiente muito iluminado e espaçoso pode não se fazer tão presente como deveria. “O azul, por exemplo, é bastante associado à calma e à serenidade. Por isso, pode ser usado em quadros que vão no quarto, de repente. O vermelho e o amarelo, tons mais quentes, são mais estimulantes e podem ser priorizados na sala de jantar ou na cozinha”, pontua Busquila.

Ambientes infantis

Se a decoração já contar com itens coloridos, uma obra neutra pode trazer equilíbrio ao ambiente. É importante destacar que estamos falando de um espaço para uma criança. “Por isso, deixo claro que, quando falo em obra neutra, não me refiro a uma obra séria. Aquele elemento de decoração precisa ter sintonia com quem vive no ambiente. Eu acredito que o amarelo claro harmoniza com o azul e o rosa. Acho que um pouco de fluorescência também deixa o quarto legal, divertido, tudo a ver com o universo infantil”, complementa o artista.

Quando a criança está um pouco maior, é válido os pais conversarem sobre seus interesses e gostos, o que pode dar um direcionamento na escolha dos objetos decorativos. Uma opção interessante está nos quadros personalizados, que passam uma mensagem ou até mesmo estimulam o intelecto. “Essa é uma grande oportunidade de incluir o universo artístico na infância, contribuindo para o desenvolvimento de identidade e descoberta de aptidões, além de impulsionar a criatividade e o pensamento crítico. Muitas técnicas de padronização artística incentivam o raciocínio”.

Escritório

No escritório, a figura de animais, como leão, podem ser interessantes porque lembram da importância de se ter garra, força e determinação para alcançar os objetivos. Já itens mais abstratos podem tirar a concentração de quem está no ambiente, que pode se pegar focando em entender a obra. “Se você quer um escritório mais sério, eu diria cores neutras e sóbrias, em escritórios mais alegres o colorido cairia bem”, conclui Ariel Busquila.

|Por Nayana Araújo/Da equipe JC

||Foto: Ilustração