01/10/2021 as 11:37

INTERIORES

Opções de racks modernos para repaginar sua casa

Esses móveis foram desenhados para substituir estantes e dar apoio aos aparelhos de TV.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os racks chegaram na história do design para mudar de vez as decorações de interiores. Eles se tornaram uma peça essencial em composições de salas de estar, mas ainda podem ser vistos em ambientações de quartos, varandas e escritórios. Esses móveis foram desenhados para substituir estantes e dar apoio aos aparelhos de TV. Mas também podem ser base para outros objetos e ainda fazer conjunto com painéis.

TEXTURA DE MADEIRA
Textura de madeira natural está bastante em alta nas produções contemporâneas. Ela combina com todos os estilos de decoração, considerada atemporal e muito nobre, mesmo que aplicada aos móveis de design mais simples. Sua tonalidade, apesar de muito marcante, é considerada neutra. Portanto, ela pode acompanhar elementos em diversas cores, neutras ou bem chamativas. Esta é a primeira opção para racks modernos.

RACKS BRANCOS E PRETOS
Sim, começamos este texto falando sobre a textura de madeira natural. Mas precisamos lembrar que madeira natural é um material cada vez mais raro – desde que de uma área de reflorestamento, com licença para a produção; do contrário, não seria ecológico. Por isso mesmo é que a maioria dos racks modernos são produzidos com aglomerado de madeira, como MDF e MDP – que também são materiais mais resistentes e duráveis. Precisamos agora falar sobre o acabamento desses móveis. Geralmente, suas peças são envoltas com laminado melamínico (BP ou fórmica), tamponamento ou laca. E isto quase sempre – por questão de preço e aceitação de mercado – é feito nas cores branco e preto, que também combinam com praticamente todo estilo de decoração. E a combinação destas cores com a textura de madeira pode ficar ainda mais interessante para racks modernos.

TONS DE CINZA
O cinza é mais uma cor neutra bastante cogitada para peças mobiliárias como racks. Suas diferentes tonalidades combinam bastante com as propostas contemporâneas, sobretudo porque lembram a textura do cimento; E por quê? Por este material ser visto geralmente exposto em ambientes de estilo industrial, que é um estilo de decoração que está bastante em voga atualmente nos projetos de interiores.

RACKS COLORIDOS
Os rack coloridos também são uma opção para as decorações contemporâneas. Contudo, eles são mais difíceis de serem encontrados à venda nas lojas – com exceção das peças fabricadas nas cores da moda, como é o caso do azul-turquesa, por exemplo. Uma desvantagem é que esses móveis são mais difíceis de serem combinados com outros elementos. Em contrapartida, podem ser lindos pontos focais nas ambientações. Quando um móvel assim tem tanto peso em uma decoração, é importante encontrar meios de equilibrar o cenário onde ele está inserido. Não tem problema em deixar esta peça ser o centro das atenções do ambiente, mas, nesse caso, é importante que o resto ao redor seja neutro. E para reduzir o seu protagonismo é preciso buscar as combinações certas de cores para a decoração do cômodo como um todo. Eis as opções: Utilizar no entorno um elemento nas mesmas proporções em uma cor complementar, ou seja, oposta – como o laranja para o azul. Camuflar a presença da peça em um contexto em tons similares, ou melhor, análogos – como azul- -claro, azul-escuro e verde. Por fim, criar mais pontos focais de mesma força, talvez em cores numa combinação tríade – como azul, amarelo e rosa.

ESPELHOS E VIDROS
Vamos usar a última parte deste texto para falar sobre outros materiais que podem ser utilizados para construir racks modernos. Citamos antes sobre as decorações industriais, pois para este estilo combina os móveis com partes em madeira de demolição ou construídos com barras de metal, blocos de concreto e até mesmo pallets. Mas vamos voltar nos modelos clássicos de rack e ver o que eles oferecem de diferente. Pois bem, fazendo uma pesquisa nas lojas, veremos que alguns racks à venda vem em duas cores – às vezes combinando também com um painel, sendo parte de um conjunto. E pensando em propostas mais sofisticadas, os fabricantes também passaram a oferecer, recentemente, também peças com detalhes bem especiais. Por exemplo, puxadores diferentes, partes em ripado de madeira, acabamento espelhado e partes em vidro.