01/02/2019 as 17:13

MUNDO

EUA suspendem assistência a palestinos na Cisjordânia e em Gaza

A suspensão foi solicitada pela Autoridade Palestina


EUA suspendem assistência a palestinos na Cisjordânia e em GazaFoto: Mohamad Torokman/Reuters

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) suspendeu toda a assistência aos palestinos na Cisjordânia ocupada e em Gaza, disse uma autoridade norte-americana nesta sexta-feira. A suspensão foi solicitada pela Autoridade Palestina, mas certamente aumentará o sofrimento da população nos territórios já carentes.

A medida também encerrou o envio de cerca de 60 milhões de dólares de ajuda dos EUA às forças de segurança palestinas, cuja cooperação com forças de Israel ajuda a manter uma tranquilidade relativa na Cisjordânia. 

A decisão está ligada ao prazo de 31 de janeiro estabelecido por uma nova legislação norte-americana segundo a qual os destinatários de assistência estrangeira estarão mais sujeitos a ações civis antiterrorismo.

A Lei de Esclarecimento do Antiterrorismo (ATCA) permite a norte-americanos processarem destinatários de assistência estrangeira nos tribunais dos EUA por suposta cumplicidade em “atos de guerra”.

A Autoridade Palestina não quis mais o financiamento dos EUA devido ao receio de uma possível exposição legal, mas nega as acusações israelenses de que incentiva ataques de militantes.

“A pedido da Autoridade Palestina, reduzimos certos projetos e programas financiados com assistência sob as autoridades especificadas na ATCA na Cisjordânia e em Gaza”, disse um funcionário dos EUA à Reuters nesta sexta-feira.

“Toda a assistência da USAID na Cisjordânia e em Gaza cessou.”

A USAID continuará a implantar subvenções de administração e mitigação de conflitos em Israel com participantes judeus e árabes, acrescentou.

Fonte: Reuters











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.