13/02/2019 as 17:42

EUA

Trump diz que pode adiar prazo final de acordo comercial com a China

O presidente dos Estados Unidos afirmou que pode estender "um pouco" o prazo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Trump diz que pode adiar prazo final de acordo comercial com a ChinaFoto: Michael Reynolds/ EPA/EFE

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse que pode estender o prazo final de 1º de março para chegar a um acordo comercial com a China. Após a data, entrarão em vigor tarifas americanas sobre ampla variedade de importados chineses.

Trump afirmou nessa terça-feira, 12, que pode estender "um pouco" o prazo caso os americanos notem que podem fechar um bom acordo, mas que não está inclinado a fazê-lo.

Trump disse que atualmente não tem planos de fazer um encontro de cúpula com o presidente da China, Xi Jinping. Ele vai esperar para ver o que acontecerá em uma reunião ministerial que começará nesta quinta-feira, 14, em Pequim.

Os dois países não conseguiram diminuir suas diferenças em encontros anteriores. As propostas de representantes de Pequim ainda não agradaram Washington. Os americanos querem, por exemplo, que a China acabe com as supostas violações de direitos de propriedade intelectual e com transferências forçadas de tecnologias dos Estados Unidos.

O governo chinês tem mostrado cautela sobre a ideia de reformar estruturalmente a economia. Mas o governo de Trump parece determinado a pressionar Pequim a fazê-lo.

*Com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão)