03/07/2019 as 08:20

Internacional

Guaidó diz que "nunca" será um bom momento para negociar com Maduro

Os comentários de Guaidó ocorrem quando a oposição expressa indignação diante da morte, na semana passada, do capitão da Marinha Rafael Acosta, enquanto estava detido em custódia militar.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Guaidó diz que Foto: Marco Bello

O líder de oposição venezuelana Juan Guaidó disse nessa terça-feira (2) que "nunca" haverá um bom momento para negociar com a "ditadura" do presidente Nicolás Maduro, descartando uma nova rodada de conversas para pôr fim à crise política que o país vive. 

Guaidó e Maduro haviam enviado representantes a Oslo em maio, para discussões incentivadas pelo governo da Noruega, mas as partes não conseguiram chegar a qualquer tipo de acordo. No sábado, pessoas familiarizadas com o assunto disseram à Reuters que as negociações seriam reiniciadas nesta semana. 

Guaidó afirmou que não havia "anúncio oficial de que ele compareceria a uma nova rodada" de diálogo. 

"Nunca será um bom momento para a mediação... com sequestradores, violadores de direitos humanos, e com uma ditadura", disse Guaidó a jornalistas na Assembleia Nacional, controlada pela oposição e dirigida por ele. 

Poucos detalhes foram revelados sobre as negociações de Oslo entre os representantes de Maduro e Guaidó, que se autoproclamou presidente interino e denuncia Maduro como um usurpador ilegítimo que provocou recessão nos últimos cinco anos. 

Os comentários de Guaidó ocorrem quando a oposição expressa indignação diante da morte, na semana passada, do capitão da Marinha Rafael Acosta, enquanto estava detido em custódia militar. A esposa do capitão e grupos de direitos humanos acusam o governo Maduro de torturar Acosta e de se recusar a esclarecer as circunstâncias da morte. 

O procurador-chefe da Venezuela acusou, na segunda-feira (1º), dois oficiais de Inteligência de homicídio em conexão com a morte de Acosta, sem explicar como ele teria sido morto.