14/01/2020 as 16:59

RESOLUÇÃO DE CONFLITO

Irã é pressionado a cumprir acordo nuclear

Países ressaltam que não pretendem se associar a campanha de Trump

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta terça-feira, 14, França, Alemanha e Reino Unido anunciaram que vão acionar um mecanismo para a resolução de conflitos previsto no tratado dos países para casos de não cumprimento de obrigações por uma das partes. Este passo poderá desencadear na aplicação de sanções multilaterais que tinham sido levantadas, mas as três potências europeias esclarecem que não pretendem se associar, com esta medida, à campanha de “pressão máxima” levada a cabo pelos Estados Unidos.

No anúncio de hoje, os três países disseram que vão acionar o Mecanismo de Resolução de Disputas, uma ação que equivale a acusar formalmente o Irã de violar os termos do acordo. Esta decisão poderá levar, em última análise, à imposição das várias sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas que tinham sido postas com a assinatura do acordo.

Em comunicado, os três países europeus que continuam no acordo esclarecem que o objetivo desta ação é fazer com que o Irã volte a cumprir todos os termos com os quais se comprometeram.

"Não aceitamos o argumento de que o Irã tem o direito a reduzir o cumprimento do acordo", salientam os três países ao notificarem a União Europeia, que supervisiona o entendimento.

Josep Borrell, alto representante da União Europeia que irá coordenar este processo na Comissão Conjunta, salienta que os três países pretendem "preservar o acordo" até porque "não há alternativa" ao mesmo.

O chefe da diplomacia europeia ressaltou ainda que o objetivo dos três países não é "repor sanções" e que se pretende, com esta ação, "resolver o impasse com um diálogo diplomático construtivo".

Os três países europeus quiseram ainda evidenciar que não se pretendem associar "à campanha de máxima pressão contra o Irã" conduzida pelos Estados Unidos.

"Tendo em conta os eventos recentes, é ainda mais importante que não acrescentemos uma crise de proliferação nuclear à atual escalada de tensões na região", apontam os três países.

Em reação à decisão europeia, o Ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros alerta para as possíveis "consequências" caso o processo termine com a reposição de sanções.

O porta-voz Abbas Mousavi salientou, no entanto, que o Irã "está, tal como no passado, com total exposição para apoiar qualquer ato de boa vontade e esforço construtivo para salvar este importante acordo internacional".

 

 

|Fonte: Agência Brasil
||Foto: WANA NEWS AGENCY