10/05/2018 as 14:18

Municípios

FPI/SE apreende mais de meia tonelada e quase 4 mil litros de agrotóxicos em Dores

A ação faz parte da 4ª etapa da fiscalização.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Quase quatro mil litros de agrotóxicos, sem validade e receita agronômica, foram apreendidos pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco na Usina Campo Lindo, localizada no município sergipano de Nossa Senhora das Dores. No local, a equipe Agrotóxicos ainda apreendeu, nesta quarta-feira, 9, mais de meia tonelada dos produtos (agrotóxicos em pó). Dentre os defensivos agrícolas encontrados estavam: Dual Gold, Atrazina e Norton – da classe vermelha -, considerados extremamente tóxicos e nocivos à saúde das pessoas. A ação faz parte da 4ª etapa da fiscalização.  

A ação rendeu auto de infração da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), autuação e apreensão da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e notificação por parte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea).

Entenda

De acordo com informações da coordenadora da equipe Agrotóxico, da FPI de Sergipe, Paula Braz, a usina cultiva cana e os principais produtos encontrados pelos fiscais foram herbicidas e produtos utilizados no combate às pragas da cultura.

Em números exatos, foram apreendidos 3.719,5 litros e 562,6 quilos (em pó) de agrotóxicos. “Somente de produtos vencidos, a equipe encontrou 2.146,5 litros e 43,6 quilos. Na validade, porém, sem receita agronômica foram: 1.573 litros e 519 quilos”.